O primeiro dia de greve dos funcionários técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já provocou o cancelamento de pelo menos 16 cirurgias por falta de técnicos de instrumentação no Hospital de Clínicas (HC). A mobilização afetou, também, o setor de pré-atendimento de consultas. Segundo a assessoria de imprensa do HC, os pacientes que já tinham consultas marcadas tiveram que esperar até três horas para confirmar o atendimento. O hospital garante que o serviço de emergência está mantido e não acredita que a assistência à população será interrompida.

CARREGANDO :)

Nesta terça-feira, a paralisação deve ser sentida também por grande parte dos estudantes. O Restaurante Universitário (RU) permanece de portas fechadas, deixando de servir cerca de seis mil refeições por dia.

A greve começou na manhã da segunda-feira (28) e faz parte de uma mobilização nacional, com a adesão de outras 15 universidades federais. Na pauta de reivindicação dos trabalhadores está a luta contra a PLP 01/2007 do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo os grevistas, o artigo inibe o aumento de gastos com a folha de pagamento do serviço público, o que prejudicaria o Plano de Cargos e Salários.

Publicidade

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Paraná (Sinditest/PR), José Carlos Assunção Belotto, a adesão à greve acontecerá aos poucos. "Será um processo gradual de mobilização, até alcançarmos a paralisação geral. Estamos cuidando para que os serviços emergenciais não sejam prejudicados. O HC terá tratamento especial para que a população seja a menos atingida", disse.

Ao todo, a UFPR possui 3,5 mil servidores técnico-administrativos. Nem o Sinditest/PR, nem a universidade, possuem estimativa de quantos servidores aderiram ao movimento.

Na UTFPR, votação será na quarta

Os funcionários da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)adiaram a decisão sobre a adesão à greve. Em assembléia realizada na sexta-feira (25), os servidores da UTFPR remarcaram a votação da proposta para quarta-feira (30), a partir das 15h, no miniauditório da instituição.