• Carregando...
 | Reprodução TV Paranaense
| Foto: Reprodução TV Paranaense

Cerca de 300 de pessoas participaram de uma manifestação contra a pirataria de filmes em DVD na manhã desta quarta-feira (12) em Curitiba. O protesto foi organizado pela Associação Paranaense de Combate à Pirataria (ACPC) e aconteceu em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico.

A maior parte dos participantes do ato era de donos de videolocadoras. Durante o evento houve apresentação de um grupo de rap que compôs uma letra antipirataria. O que chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local foi a participação de personagens famosos do cinema. Entre eles estavam: Homem-Aranha, Harry Potter, Peter Pan e as Tartarugas Ninjas.

Os donos das locadoras reclamam que o movimentou caiu nos últimos anos por causa da venda de DVDs piratas. Segundo Roberto Olívio da Silva, presidente da associação, o movimento pretende chamar a atenção das autoridades para o problema da pirataria e alertar a população sobre a prática, que também está ligada ao crime organizado. "A pirataria desemprega cerca de 2 milhões de pessoas por ano, causa prejuízo de R$ 30 bilhões as indústrias e R$ 8 bilhões em impostos deixem de ser recolhidos", afirma.

O evento também acontece paralelamente em diversas capitais do país e cidades de médio porte. Já estão confirmadas 37 cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Florianópolis, Pato Branco e Toledo. A ACPC foi criada a menos de seis meses e é formada por representantes de videolocadoras e distribuidores de filmes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]