• Carregando...
 | James Tavares/SECOM
| Foto: James Tavares/SECOM

SC registra o centésimo atentado

Santa Catarina registrou o centésimo atentado na madrugada desta sexta-feira (15). Um carro particular foi queimado no município de Içara, a 190 quilômetros de Florianópolis, de acordo com o jornal Diário Catarinense. A onda de violência teve início em 30 de janeiro.

Ainda na madrugada, um guincho de uma empresa credenciada pelo Detran foi alvo de ataque de criminosos, em Laguna (128 km de Florianópolis). Por volta da 1h, dois homens em uma moto jogaram um coquetel molotov contra o guincho estacionado na rua José Calasão e fugiram. O artefato não explodiu, de acordo com a polícia.

Leia matéria completa.

  • Veículo queimado em Içara (SC): número de ataques no estado chegou a 100

O Ministério da Justiça enviou nesta sexta-feira (15) à Santa Catarina tropas da Força Nacional de Segurança para ajudar no combate à onda de violência urbana que começou em 30 de janeiro.

O reforço chegou no dia em que o Estado registrou o 101º atentado. O governo do Estado não informou como usará o reforço, nem o efetivo enviado a Santa Catarina.As tropas chegaram a Florianópolis em aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) no início da tarde.

"Não podemos dar detalhes sob risco de frustrar nossas expectativas", disse o coronel Nazareno Marcineiro, comandante-geral da Polícia Militar em Santa Catarina.

A reportagem apurou que a Força Nacional será usada na transferência de pelo menos 20 criminosos de penitenciárias catarinenses a unidades federais de segurança máxima. As tropas também ficarão dentro das penitenciárias de São Pedro de Alcântara, Chapecó, Criciúma e Itajaí, onde está a maioria dos presos que devem ser transferidos, por 10 dias.

O 101º atentado ocorreu em Guaramirim (a 171 km de Florianópolis), onde dois homens jogaram gasolina contra um ônibus escolar estacionado em um posto de combustíveis. Ninguém foi preso.

Ônibus

Motoristas e cobradores de ônibus da Grande Florianópolis chegaram às 17h30 a um entendimento com o governo do Estado e a prefeitura da capital e anunciaram que vão trabalhar até as 23h, como fazem desde o início dos atentados. Nesta quinta-feira (14), a categoria anunciou que trabalharia só até as 19h por medo dos ataques - dos cem casos registrados no Estado desde 30 de janeiro, 37 foram contra ônibus, a maioria deles vazios.

O recuo de motoristas e cobradores ocorreu depois que a prefeitura anunciou o aluguel de mais 20 carros - na semana passada já haviam sido 15 - e o empréstimo de 10 carros da Guarda Municipal para as escoltas.

O governo do Estado disponibilizou outros 40 carros para as escoltas feitas pela Polícia Militar, que diz ter efetivo, mas não ter carros suficientes para o trabalho. Agora são 85 carros particulares nas escoltas.

Escolas suspendem aula noturna

As escolas da rede pública estadual na Grande Florianópolis terão as aulas do turno da noite suspensas hoje (15). A medida segue definição tirada durante assembleia de motoristas e cobradores ontem (14). Desde 30 de janeiro, quando teve início a onda de violência em Santa Catarina, 37 ônibus foram incendiados na região.

A Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina informou que a possibilidade de interrupção das atividades na semana que vem será analisada ao longo dos dias pelas gerências regionais de Educação (Gered) em conjunto com as escolas. Também serão estudados casos específicos, como o de unidades cujos alunos, em sua maioria, não dependem do transporte público para chegar à instituição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]