• Carregando...
Portões fechados neste sábado (29) | Bruna Komarchesqui
Portões fechados neste sábado (29)| Foto: Bruna Komarchesqui

Hospital diz que não recebeu, mas prefeitura diz que pagou

Quando anunciou que iria fechar, na semana passada, o Hospital São Vicente frisou que ficou sem receber nenhum centavo do SUS desde o mês de abril deste ano até 14 de novembro.

Leia matéria completa.

  • Portões fechados neste sábado (29)

Depois de anunciar o fechamento na noite da sexta-feira (28), a filial da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) do Hospital São Vicente amanheceu sem pacientes e funcionários neste sábado (29). A unidade, que tem 45 leitos, atendia exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a entidade, a prefeitura não teria repassado os recursos do SUS referentes a junho, julho, agosto, setembro e outubro. A assessoria de imprensa da Prefeitura, porém, afirmou que o único repasse ainda em processamento é o de outubro, os demais já teriam sido feitos.

Na noite da sexta, alguns pacientes ainda estavam internados no local. Segundo um funcionário da instituição, às 6 horas deste sábado, quando ele chegou para trabalhar, o hospital já estava vazio. Somente uma pessoa procurou a unidade na parte da manhã, para um procedimento pós-cirúrgico agendado. O paciente foi encaminhado para atendimento em outra unidade.

A instituição havia informado a seus funcionários no último dia 19, em aviso prévio, que iria fechar as portas a partir do dia 30 de novembro. Neste dia, a entidade apontou que a única chance de reverter a decisão de fechar a filial na CIC era a prefeitura repassar os valores em atraso. O local realizava, em média, 200 internamentos por mês de pacientes de baixa e média complexidade.

O hospital não informou quantos funcionários foram demitidos, nem o que será feito com a estrutura na CIC. Está marcada para a segunda-feira (1º) uma entrevista coletiva na qual a entidade promete divulgar todos os detalhes da situação. Em nota, a instituição disse que vai "reunir a imprensa para relatar todos os detalhes da dívida que culminou com o fechamento da unidade do São Vicente, localizada em uma das regiões mais carentes de Curitiba."

Em nota, enviada à Gazeta do Povo na manhã deste sábado, a assessoria de imprensa da prefeitura afirma ter tomado conhecimento do fechamento da filial CIC na sexta-feira. De acordo com o município, desde janeiro, o São Vidente CIC recebeu um repasse total de R$ 2,1 milhões. "Até a última quinta-feira (27), a Secretaria trabalhava com a sinalização de que a unidade continuaria operando, uma vez que o acordo a respeito dos repasses de serviços sujeitos a auditorias já vinha sendo cumprido ao longo do mês de novembro. Somente nesta sexta-feira (28) foram transferidos R$ 211 mil."

Conforme a nota, a secretaria municipal de saúde se reuniu diversas vezes com a direção do hospital, na tentativa de encontrar uma solução para o problema. "Durante as últimas duas semanas, no entanto, a Secretaria já vinha para redistribuindo os encaminhamentos feitos ao local para outras instituições de Curitiba e região metropolitana de modo a não prejudicar o atendimento à população", afirma a prefeitura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]