• Carregando...
Quiosques da Praia Central de Guaratuba não têm autorização para funcionar | Carlos Ohara/Gazeta do Povo
Quiosques da Praia Central de Guaratuba não têm autorização para funcionar| Foto: Carlos Ohara/Gazeta do Povo

Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), voluntários e cerca de 40 integrantes do Corpo de Bombeiros trabalharam nesta segunda-feira (10) na contenção de um incêndio dentro do Parque Estadual Pico do Paraná (na Serra do Mar). Durante a noite, uma equipe deve continuar mobilizada no local para evitar que os focos de incêndio continuem destruindo a vegetação. Já o incêndio em uma área particular em Tijucas do Sul foi controlado.

No Pico Paraná, o fogo, que já queimou cerca de 50 hectares, incluindo o Morro Getúlio, teve início nas imediações do morro Caratuva e se alastrou devido à vegetação seca e a intensidade dos ventos. Segundo os profissionais que estão atuando no local, ainda não há previsão para a conclusão dos trabalhos. Abafadores e bombais costais são alguns dos equipamentos utilizados para apagar o fogo.

Um helicóptero da Divisão Aérea da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também ajudou no combate às chamas. Conforme Eliel de Olivera, da PRF, desde o início da manhã da segunda-feira, foram levados até o local, que é de difícil acesso, mais de 300 litros de água. A causa do fogo não foi identificada, mas pode estar relacionada a descuido de visitantes que estiveram no parque durante o feriado da Independência do Brasil, segundo técnicos do IAP.

Alerta

O comando do Corpo de Bombeiros do Paraná determinou na segunda-feira (10) que equipes do serviço administrativo fiquem de sobreaviso para, em caso de necessidade, atuar no combate aos incêndios ambientais que estão ocorrendo no Estado. No fim da tarde de segunda-feira (10) havia registros de focos de incêndios ambientais nas cidades de Foz do Iguaçu, Medianeira, Ponta Grossa, Toledo, Londrina, Paranavaí, Bom Sucesso do Sul (na região de Cascavel), São Pedro do Iguaçu e Araucária.

Sucesso

Em Tijucas do Sul, município da região metropolitana de Curitiba, as equipes conseguiram, na tarde desta segunda, controlar o fogo que destruiu mais de 300 hectares de terra. Nesta terça-feira (11) os bombeiros devem voltar ao monitoramento da área, com o uso de um avião, para verificação de possíveis novos focos de incêndio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]