• Carregando...

Debater sobre as formas de violência doméstica e de gênero e discutir propostas e experiências sobre políticas públicas para o enfrentamento da violência contra a mulher: essa é a proposta da 1ª Jornada Nacional “Mulher Viver sem Violência”, que acontece em Curitiba entre os dias 23 e 25 de novembro.

O evento contará com a presença de referências no assunto, como a bioquímica e farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes e a jornalista e blogueira feminista Juliana de Faria, fundadora do blog “Think Olga” e idealizadora da campanha “Chega de fiu-fiu”, que teve grande repercussão nas redes sociais por problematizar o assédio e a violência presentes nas cantadas.

Serviço

1ª Jornada Nacional Mulher Viver sem Violência

Datas: de 23 a 25 de novembro

Abertura dia 23, a partir das 19h, no Estação Convention Center.

Terça-feira (24): nos auditórios e salas de aula dos blocos Azul e Bege da Universidade Positivo (UP), das 8h30 às 17h, com palestras, conferências, workshops e oficinas diversas.

Quarta-feira (25): das 9h às 12h, as palestras prosseguem nos auditórios da UP e a programação da tarde será realizada nas dependências da Faculdade de Direito da UFPR (Prédio Histórico da praça Santos Andrade) e em salas e anfiteatros do campus da Reitoria da Federal.

Transporte: um ônibus gratuito circulará para facilitar o deslocamento dos participantes da jornada às atividades que acontecerão na Universidade Positivo (UP) nos dias 24 e 25 pela manhã. Ele sairá da Praça Santos Andrade (em frente ao Teatro Guaíra), no Centro da cidade, em direção à UP, que fica no bairro do Campo Comprido.

Confira os horários e locais de saída do ônibus:

Dia 24/11
8h30 - saída Praça Santos Andrade para Universidade Positivo

12h00 - saída Positivo / Praça Santos Andrade

13h30 - Praça Santos Andrade / Positivo

17h30 - Positivo/Praça Santos Andrade

Dia 25/11
8h30 - Praça Santos Andrade / Positivo

12h00 - Positivo/Praça Santos Andrade

A jornada é promovida pela Prefeitura de Curitiba em parceria com a Universidade Positivo (UP), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPPC). As discussões e palestras devem reunir estudantes, professores, gestores públicos, ativistas de ONGs e movimentos sociais de defesa dos direitos das mulheres e profissionais que atuam nas redes de proteção. Mais de 1,4 mil pessoas já se inscreveram para o evento.

Violência doméstica

A palestra de abertura será proferida por Maria da Penha, no dia 23, a partir das 19 horas. Maria da Penha foi vítima de violência doméstica e ficou tetraplégica em decorrência das agressões sofridas. A sua luta contra a impunidade de seu agressor motivou a criação da lei brasileira que coíbe e pune a violência familiar e doméstica, em 2006 – a Lei Maria da Penha (11.340).

Chega de fiu-fiu

Discussão atualíssima, o papel dos meios de comunicação no combate à cultura de violência contra a mulher é tema da palestra e painel da manhã do dia 24, a partir das 9 horas.

Abordam o assunto a pesquisadora Beatriz Accioly, do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP), a jornalista Juliana de Faria (do site Think Olga), a jornalista Mariana Franco Ramos (do coletivo de jornalistas feministas Nísia Floresta) e a estudante Bruna de Lara (fundadora da rede Livre de Abuso, que orienta e apoia vítimas de violência sexual).

Programação

A programação de terça-feira (24) ocorrerá inteiramente nos auditórios e salas de aula dos blocos Azul e Bege da Universidade Positivo (UP), das 8h30 às 17h, com palestras, conferências, workshops e oficinas diversas.

No dia 25 (quarta), das 9h às 12h, as palestras prosseguem nos auditórios da UP e a programação da tarde será realizada nas dependências da Faculdade de Direito da UFPR (Prédio Histórico da praça Santos Andrade) e em salas e anfiteatros do campus da Reitoria da Federal.

Confira a programação integral da Jornada aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]