“Como separar o lixo reciclável?” Este foi o título da notícia encontrada pela professora Rivânia de Lima Guimarães, no site da Gazeta do Povo. Apesar de ter sido publicada em 2014, a data não foi um obstáculo. Trabalhada em sala de aula, serviu num primeiro momento para os alunos do segundo ano da Escola Municipal Ernesto Milani, de Quatro Barras, anotarem as palavras desconhecidas e fazerem uma discussão sobre a separação do lixo domiciliar. A reportagem lhes ensinou ainda a maneira correta de separar os dejetos e para que servem as cores diferentes nas lixeiras.
Mas não parou por aí. Utilizando-se da estratégia de diversificar as ferramentas de aprendizagem, a professora Rivânia conseguiu potencializar a assimilação dos conteúdos para além do previsto. Informações acerca do tempo de decomposição de objetos foram utilizadas para que os alunos praticassem o uso de gráficos e tabelas. Além disso, a turma leu poemas, assistiu a vídeos, realizou debates e preparou até uma peça teatral, intitulada “O Rato e as Lixeiras Coloridas”, que acabou envolvendo os pais dos alunos na preparação para decorar as falas do roteiro.
Para reforçar ainda mais o conteúdo, a turma participou também de uma palestra idealizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente sobre o funcionamento do serviço de coleta e reciclagem e o que as pessoas podem fazer para colaborar.
Para a professora, o trabalho foi um sucesso e rendeu boas reflexões. “No final, conversamos sobre tudo o que realizamos, e lhes perguntei o que mais gostaram de fazer. Não me espantei quando a maioria disse que foi o teatro. Deste modo, fizemos um acordo: prometi que abordaria o tema outras vezes no decorrer do ano e no decorrer da trajetória deles aqui na escola”, orgulha-se Rivânia.
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