• Carregando...

A 1ª Vara Criminal de Ponta Grossa, na região de Campos Gerais do Paraná, condenou três pessoas envolvidas em um episódio de incêndio e roubo a um ônibus do transporte coletivo da cidade. O crime aconteceu paralelamente a uma rebelião no minipresídio Hildebrando de Souza, também em Ponta Grossa, em abril do ano passado. Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), que ofereceu a denúncia, os acusados agiram a mando dos líderes do motim.

Conforme o órgão, juntamente com um adolescente, Daiane Oliveira, Marcos Adriano Branco e Nery José Ferreira Filho tomaram de assalto um ônibus, roubaram o dinheiro do caixa e dos passageiros e atearam fogo no veículo. Na mesma noite, outros três ônibus foram incendiados na cidade nas mesmas condições, porém, os autores desses outros crimes não foram identificados.

O juiz de direito que expediu a sentença, Luiz Carlos Fortes Bittencourt, entendeu que os acusados "agiram com fim de causar medo na população de desestabilizar o Estado e as forças de segurança e, com isso, facilitar a rebelião que estava acontecendo na cadeia pública no mesmo dia".

Os envolvidos foram condenados pelos crimes de associação criminosa, roubo majorado (mediante uso de arma de fogo), dano qualificado, atentado contra segurança de meio de transporte e corrupção de menores.

Os réus não poderão apelar em liberdade e ainda terão de arcar com as despesas processuais.

Outro lado

Por telefone, o advogado Daiane Oliveira e Marcos Adriano Branco, Luis Carlos Simionato Junior, disse que assim que a decisão for oficialmente publicada, ele pretende recorrer. Junior acredita que houve exagero nas penas aplicadas aos réus que defende. Segundo ele, Daiane acumulou 12 anos e 9 meses de prisão, e Branco, pouco mais de dez anos.

"Vamos sim recorrer para buscar uma diminuição da pena ou até mesmo absolvição, com os mesmos argumentos que foram apresentados em 1ª instância", declarou.

Francisco Nauder dos Santos Gomes, que defende Nery José Ferreira Filho, foi procurado pela reportagem durante toda a manhã desta quinta-feira, mas não foi localizado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]