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Acidente ocorreu no dia 8 de janeiro e deixou mais de 40 pessoas feridas | Antonio More/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
Acidente ocorreu no dia 8 de janeiro e deixou mais de 40 pessoas feridas| Foto: Antonio More/ Agência de Notícias Gazeta do Povo

A Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) recebeu, nesta quarta-feira (9), o laudo pericial do acidente entre um biarticulado e um ligeirinho, ocorrido no início de janeiro e que deixou pelo menos 40 pessoas feridas. Realizada pelo Instituto de Criminalística (IC), a perícia não pôde concluir de algum dos ônibus avançou o sinal vermelho. Com o resultado, a polícia considera o caso encerrado.

O acidente ocorreu às 15h30 de 8 de janeiro. Um biarticulado que fazia a linha Santa Cândida/Capão Raso - da empresa Glória ? trafegava pela Travessa da Lapa, quando foi atingido na lateral direita por um ligeirinho de Fazenda Rio Grande, da empresa Leblon, que vinha pela Rua André de Barros. Na tentativa de evitar a colisão, o motorista do biarticulado tentou desviar e o ônibus acabou invadindo uma loja de móveis.

No dia em que a colisão aconteceu, a principal hipótese levantada como motivação para o acidente foi que um dos ônibus teria avançado o sinal vermelho. De acordo com o laudo do IC, no entanto, quando os peritos chegaram ao local, os semáforos estavam desligados e não foi possível determinar se os sinaleiros já não estavam funcionando ou se apagaram em função da batida.

?Desta maneira, a perícia não teve condições de concluir se houve avanço de sinal?, pontuou o delegado Armando Braga Neto. Na ocasião do acidente, o condutor do biarticulado relatou que o sinal estava em funcionamento e que estava aberto para ele. O motorista do ligeirinho não pôde ser ouvido, porque se feriu na colisão e precisou ser hospitalizado.

?Se os sinaleiros não estivessem funcionando, ao que tudo indica, a preferencial seria do ônibus que trafegava pela André de Barros [o ligeirinho], porque este estava à direita do cruzamento?, explicou o delegado.

A perícia apontou que não houve excesso de velocidade por parte de nenhum dos veículos envolvidos no acidente. O laudo mostrou que, no instante da colisão, o biarticulado trafegava a 40 km/h, enquanto o ligeirinho estava a 43 km/h.

Como o acidente não teve vítimas fatais e como nenhuma pessoa que se feriu na colisão acionou a especializa, a polícia não instaurou inquérito policial para apurar responsabilidades sobre o caso. Os levantamentos feitos no dia do acidente o laudo pericial do IC foram arquivados.

A Urbanização Curitiba S.A. (Urbs) ? empresa que administra o sistema de transporte coletivo na capital ? informou que não teve acesso ao laudo pericial do IC, mas que entraria em contato com as empresas para conseguir uma cópia do resultado da perícia. Por meio de sua assessoria, a Urbs informou que analisaria o documento para definir se adotaria algum procedimento.

Vítimas

Segundo as equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que atenderam a ocorrência, pelo menos 40 pessoas ficaram feridas no acidente. Em 9 de janeiro, um dia depois da colisão, 28 feridos que foram atendidos nos hospitais Cajuru, Evangélico, do Trabalhador e Angelina Caron haviam sido liberados.

Veja as imagens feitas logo após o acidente por Antônio More. A edição é de Gladson Angeli:

ônibus acidente

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