• Carregando...

Vereadores de Maringá, no Noroeste do estado, aprovaram, por 11 votos, o projeto de lei 11092/2008 apresentado pelo Poder Executivo, que proíbe definitivamente a venda de bebidas alcoólicas nas proximidades das Instituições de Ensino Superior (IES) do município. Com a aprovação, a comercialização de bebidas alcoólicas fica proibida até 150 metros dos portões das IES. O não cumprimento da lei vai acarretar em multa sucessiva de R$ 1,5 mil e a possibilidade de perda do alvará.

A votação, em caráter de urgência, ocorreu nesta terça-feira (2) de forma tumultuada. Estudantes e comerciantes contrários a norma se manifestaram por várias vezes durante a sessão. Cartazes de protestos foram empunhados pelos universitários. "Nossa opinião não foi respeitada", disse o estudante do curso de Ciências Sociais da UEM Alex Willian. "Vamos ter prejuízo de 70% no faturamento, já que o cliente quando pede algo para beber geralmente pede outra coisa para comer", esbravejou o comerciante Adão Vidal de Oliveira, que trabalha há 20 anos na região da UEM.

Assim que saiu o resultado, os estudantes se retiram da sessão gritando, em coro, contra a norma. Uma comerciante chegou a chorar tamanho o desespero. Em aproximadamente uma semana, o projeto segue para o prefeito que deve sancionar a lei em 15 dias úteis. Os estabelecimentos têm prazo de um ano para se adequar à norma depois da publicação. "Essa lei é inconstitucional", disse o presidente do Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Maringá, Mario Roberto Andregheti.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]