i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Em todo o país

Faltam leitos de UTI: o impacto da Covid-19 no sistema de saúde do Brasil

  • PorGazeta do Povo
  • 11/04/2020 20:47
Estudo revela que 279 das 436 regiões de saúde do Brasil não têm 10 leitos de UTI por 100 mil usuários.
Estudo revela que 279 das 436 regiões de saúde do Brasil não têm 10 leitos de UTI por 100 mil usuários.| Foto: Piro Cruciatti/AFP

Uma nota técnica produzida por pesquisadores do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde destaca a falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e respiradores em boa parte das regiões de saúde do Brasil em condições consideradas “normais” em um ano típico. Com a pandemia do novo coronavírus, sugerem os especialistas, o quadro pode se agravar ainda mais. Publicada em março de 2020, o estudo é de autoria de Beatriz Rache, Rudi Rocha, Letícia Nunes, Paula Spinola, Ana Maria Malik e Adriano Massuda.

A pesquisa traça cenários hipotéticos para a evolução da Covid-19 no Brasil e aponta como a falta de infraestrutura na saúde brasileira aliada à alta demanda podem causar "sobrecarga" ao sistema das regiões de saúde. Por regiões de saúde entendem-se os conjuntos de municípios próximos, que se reúnem para planejar e executar serviços, como saúde e transporte. Curitiba, por exemplo, faz parte da região de saúde Metropolitana, da qual também fazem parte outras 28 cidades da região da capital paranaense. O Brasil é composto por 5.571 municípios, os quais se agrupam em 436 regiões da saúde.

Já para um ano considerado típico, um dos problemas verificados da nota técnica é que 279 das 436 regiões de saúde não têm 10 leitos de UTI por 100 mil usuários — base definida como o mínimo considerado adequado em portaria do Ministério da Saúde —, e isso incluindo a rede pública e a privada. Se for considerada apenas o Sistema Único de Saúde (SUS), a situação se agrava, já que 316 regiões de saúde do Brasil não possuem o número mínimo necessário.

Além disso, dessas 316 regiões de saúde que não cumprem o requisito mínimo, 142 delas não têm nenhum leito de UTI. “Em termos populacionais, isto significa que 14,9% da população exclusivamente dependente do SUS não conta com leitos de UTI região que residem”, destaca o estudo.

Ao analisar essa questão levando em conta as regiões geográficas do Brasil, a pesquisa aponta que as situações mais críticas se concentram no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “Ao todo, 30,5% da população unicamente dependente do SUS no Nordeste, 22,6% no Norte e 21,0% no Centro-Oeste residem em regiões de saúde sem leitos de UTI”, salienta o trabalho. No Sul e no Sudeste esses números caem para 1% e 3,6%, respectivamente.

Segundo o estudo, “somente atendem o requisito mínimo de 10 leitos de UTI por 100 mil usuários 18,9% das regiões de saúde no Norte, 21,8% no Centro-Oeste, 35,4 % no Nordeste, 53,1% no Sul e 54,7% no Sudeste”.

Quanto ao mínimo recomendado de ventiladores mecânicos — cujo número recomendado é de um para dois leitos de UTI, de acordo com resolução da Anvisa —, os pesquisadores ressaltam o fato de que há relação entre o número baixo de respiradores com a existência de poucos leitos.

Como já mencionado, os dados acima retratam o quadro real existente no Brasil, sem levar em conta a necessidade de ocupação hospitalar por causa da Covid-19. Os números foram colhidos do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) em janeiro de 2020 e também do Sistema de Informações Hospitalares (SIH), do qual os dados são de 2019.

Alta demanda por leitos de UTI com o novo coronavírus 

O estudo também desenha cenários hipotéticos do que ocorreria com o sistema de saúde com a alta de demanda por leitos de UTI em decorrência do novo coronavírus. Para isso, foram utilizados os dados reais apresentados anteriormente.

No primeiro cenário hipotético, as bases utilizadas foram para o caso de 20% da população brasileira supostamente vir a ser infectada com a Covid-19. Nesse exemplo, 5% dessas pessoas precisariam ser internadas em UTIs pelo período de cinco dias. A conclusão do estudo é que 294 das 436 regiões ultrapassariam a taxa ocupação de 100% dos leitos. Ou seja, não haveria como tratar a todos os doentes com as vagas disponíveis nas UTIs. Além disso, afirmam os pesquisadores, 235 dessas 294 necessitariam ao menos do dobro de leitos-dia em relação aos que estavam disponíveis em 2019 para tratar dos casos críticos.

Se essa situação hipotética — com 20% da população infectada pela Covid-19 —, eventualmente, perdurasse por 12 meses, o cenário previsto no estudo é de superlotação das UTIs em todas as regiões de saúde brasileiras.

Em outro quadro hipotético apresentado na nota técnica, no caso de o Brasil ter a mesma parcela da população infectada, mas se fosse possível desacelerar a disseminação do vírus — fazendo com que esses 20% fossem contaminados pelo novo coronavírus em 18 meses no lugar de 12 meses —, a situação no sistema de saúde já ficaria menos caótica. Nessas bases, os pesquisadores afirmam que o número de regiões de saúde com ocupação superior a 200% — daquelas que precisariam ter o dobro de leitos para atender aos doentes críticos — cairia de 235 para 172.

Mas, no cenário oposto, se a infecção de 20% da população pelo vírus acelerasse e fosse registrada em apenas seis meses, a superlotação dos leitos de UTI superior a 200% seria registrada em quase todo o Brasil, em 434 das 436 regiões de saúde.

A última conjectura hipotética apresentada pelos pesquisadores diz respeito à taxa de infecção populacional necessária para as regiões de saúde atingirem a ocupação de 100% dos seus leitos de UTI. Eles explicam que “para metade das regiões de saúde, uma taxa de infecção de 9% ou menos de seus habitantes seria suficiente para ocupar 100% dos leitos de UTI, e para 25% das regiões, uma taxa infecção de 5,6% ou menos bastaria.”

Medidas a serem adotadas

Além da falta de infraestrutura, a pesquisa destaca o alto custo para se montar e equipar um leito de UTI — que varia de R$ 120 mil a 180 mil, segundo o estudo —, e ainda a dificuldade para encontrar os equipamentos necessários devido à demanda mundial.

Mesmo com todas essas questões, as conclusões dos pesquisadores são de que é preciso montar hospitais exclusivos para tratar pacientes com infecções respiratórias por Covid-19 — medida que já tem sido adotada em vários estados brasileiros — e ainda requisitar leitos de UTI no setor privado.

Também “é crucial a adoção de medidas urgentes para otimizar o uso dos serviços públicos e privados existentes, bem como investimentos para ampliar a capacidade de resposta do sistema de saúde nas regiões maior necessidade”, afirmam os pesquisadores.

"É essencial identificar regiões mais vulneráveis, otimizar o uso de serviços existentes e dimensionar recursos que serão necessários para fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde em âmbito regional e local", destacam os autores da nota técnica.

Como está a incidência do coronavírus no Brasil

47 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 47 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    Luiz Schuwinski

    ± 1 minutos

    Catastrofistas esquerdistas apavorando a população com suas projeções mentirosas e irresponsáveis. Consta que há UTIs VAZIAS em muitos hospitais de São Paulo e Rio de Janeiro. Os mesmo se dá em outras capitais. Chega de disseminar pânico e histeria entre a população brasileira. O remédio para a peste chinesa já existe. Basta aplicá-lo no início da doença. A hidroxicloroquina tem sido eficaz no tratamento. Milhares estão se recuperando totalmente. Por que a mídia não divulga isso? Qual é o propósito malévolo atrás dessa criminosa omissão? Vamos destravar nossa economia, liberando todos os trabalhadores aos seus empregos. Não podemos deixar a China comunista sair vencedora no final.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Maico Dutra de araujo

      ± 7 horas

      Então não há preocupação com UTIs. Na Itália, pior cenário, temos hj 160.000 contaminados oficiais. Saiu um artigo no pubmed mostrando que temos 4x mais contaminados do que os casos oficiais isso seria 160.00 x 4= 560.000. Vamos arredondar para 600.000. A população da Itália é de 60 milhões. Ou seja, 600.000 é 1% da população. Ou seja, no pior cenário, 1% será contaminado segundo os dados científicos. Não atingiremos nunca 20% da população.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • L

        LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

        ± 24 horas

        Esperamos que o povo acorde para as próximas eleições e se lembrem, precisamos de hospitais e equipamentos , e não de milhares de obras superfaturadas inacabadas , não precisa de ônibus e carros da escória da política com seus currais eleitorais , sempre levando Gente pra morrer s atendimento nós hospitais sem recursos , roubados , por uma elite de servidores , pelos piores políticos do planeta , por um judiciário leniente com os maiores bandidos talvez acordemos.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          ELIAS

          ± 2 dias

          A língua é o chicote do homem!!! Como pode idiotamente um cara dizer que é culpa do Bolsonaro!!! Foi ele que priorizou ESTÁDIOS, CUBA, VENEZUELA???

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • A

            Aelton Alves

            ± 2 dias

            Há poucos dia atrás a marinha comprou 4 corvetas por 9 bilhões, é o momento para isso?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • E

          ELIAS

          ± 2 dias

          A lingua é ochicote do homem!!! Como pode idiotamente um cara dizer que é culpa do Bolsonaro!!! Foi ele que priorizou ESTÁDIOS, CUBA, VENEZUELA???

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Mário Kume

            ± 2 dias

            Para quem lê uma reportagem como esta imagina que o Covid-19 está acabando com o país. O nosso sistema de saúde (leia-se SUS) sempre foi péssimo apesar de tantas reclamações. As superlotações em hospitais já é divulgado há décadas desde a era FHC e jamais foi resolvido mesmo que seja parcialmente. Assim, dizer que faltam leitos e UTIs pelo Brasil é chamar a gente de ignorante. Conta outra !!!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              Juliano Cimirro

              ± 2 dias

              A Gazeta é muito, muito cara de pau... Há 2 anos têm sido o canal de marketing do Bolsonaro, a todo custo, inclusive na quebra da quarentena... Agora, que viram o tamanho da besteira, resolveram começar a fazer jornalismo...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                jota moreno

                ± 2 dias

                Coloque cebolas fatiadas (fatias grossas) nos quartos e... Aspirando-se a acidez da cebola, as vias respiratórias serão totalmente liberadas e os pulmões ficarão isentos de micros organismos estranhos (¿O corona que é “super micro" resistiria?) Todos e quaisquer insetos ou micros que houver perecerão com a acidez do ambiente. Bom principalmente para a respiração das crianças que são + suscetíveis. Famílias assim procederam em 1918 (gripe espanhola), não morrendo uma só em tal região. Meus avós foram testemunhas e, si no quieres repetir el pasado estudialo - Spinoza -.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • L

                  LUIZ EDUARDO

                  ± 2 dias

                  Freitas: Pois então cita o nome do tal "renomado cientista" para que suas fontes sejam checadas, pois de charlatões o mundo esta cheio!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • F

                  Freitas

                  ± 2 dias

                  Pois acabei de ler um artigo de um renomado cientista, afirmando que o coronavírus nasceu em uma plantação de cebola. E. agora, como é que fica?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • J

                jota moreno

                ± 2 dias

                Coloque cebolas fatiadas (fatias grossas) nos quartos e... Aspirando-se a acidez da cebola, as vias respiratórias serão totalmente liberadas e os pulmões ficarão isentos de micros organismos estranhos (¿O corona que é “super micro" resistiria?) Todos e quaisquer insetos ou micros que houver perecerão com a acidez do ambiente. Bom principalmente para a respiração das crianças que são + suscetíveis. Famílias assim procederam em 1918 (gripe espanhola), não morrendo uma só em tal região. Meus avós foram testemunhas e, si no quieres repetir el pasado estudialo - Spinoza -.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  JR

                  ± 2 dias

                  Precisávamos de estádios para a Copa. O ras para a Olimpíada. País de ***** esse nosso

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Alexandre

                    ± 2 dias

                    Contaminados e óbitos... Mas as pessoas recuperadas? Nada! Esse sensacionalismo já não cola! A vida tem seus percalços... ADAPTE-SE!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      MAURO FONSECA DE MACEDO

                      ± 2 dias

                      Caramba a Gazeta do Povo só descobriu agora que o nosso sistema de saúde é deficitário? Onde vocês estavam enquanto o PT surrupiava o nosso sistema de saúde? Onde vocês estavam para denunciar as falcatruas da esquerda? Onde vocês estavam enquanto os nossos congressistas votavam na surdina leis que concentravam o poder nas mãos da bandidagem?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • C

                        CSG

                        ± 2 dias

                        As discussões dos comentaristas abaixo ainda acontecem por que na verdade o virus ainda não começou a agir de forma agressiva no Brasil. As pessoas só irão se dar conta do problema quando começarem a morrer pessoas próximas, só que aí será tarde demais.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • M

                          Marcus Vinicius de Andrade

                          ± 2 dias

                          Estou esperando Csg. Acho que vamos esperar meses até que a sua profécia apocalíptica enfim não se concretize.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • E

                        ELIAS

                        ± 2 dias

                        Colocam uma chamada espalhafatosa e o conteúdo fala em hipótese!!! É por essas e outras que os meios de comunicação perdem credibilidade... Onde está o redator chefe para ver essas coisas? Parece que esse jornal está direcionado para publico que se deixa levar por noticias fantasiosas... Por favor, vejam o perfil de seus assinantes e façam por merecer que continuemos a assinar...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          MARCOS VAL DE SOUZA

                          ± 2 dias

                          Essa técnica suja de criar pânico no enunciado da notícia, sendo que o conteúdo traduz outro sentido do discutido, é rasteira, baixa e coaduna com a nojeira que vermos na extrema mídia que ninguém mais aguenta. OU VOCÊS TOMAM UM RUMO MAIS HONESTO OU VÃO SE AFUNDAR, TAMBÉM. Será uma pena, já que vemos que têm alguns colunistas sérios misturados aos charlatões.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Luciane Francielli Ribeiro Roque

                            ± 2 dias

                            Já se faltavam leitos há tempos. Quanta desinformação!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Marcus Vinicius de Andrade

                              ± 2 dias

                              Os leitos estão travestidos de estádios para a Copa do Mundo e para a Olimpíada. Tem também varios que viraram obras no Exterior, principalmente Cuba e Angola.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Marcelo Gurgel

                                ± 2 dias

                                Só nos resta torcer para que aquela pequena inflexão, para menos casos, que aparece no gráfico quando chegamos aos 20.000 infectados se acentue. Que Deus nos ajude e Feliz Páscoa para todos.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • X

                                  Xicote

                                  ± 2 dias

                                  400 a 500 mil infectados

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • X

                                    Xicote

                                    ± 2 dias

                                    Tomara Deus que a imprensa esteja errada... Vi o grafico comparativo entre os paises...a Italia tem tendencia de estabilizacao da curva...já o Brasil...se seguir a curva ...em maio serao 400 a 500 infectados..nao haverá leitos de UTI disponiveis.. Nao precisa ser medico...olhe o grafico e veja pra onde o Titanic bolsonaro vai....

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • H

                                      Humberto Bertolini

                                      ± 2 dias

                                      Definitivamente, o brasileiro não têm memória. Incontáveis reportagens de como os hospitais estavam lotados por anos. A Covid só é mais um ingrediente a fazer isso. O governo do presidente Jair Bolsonaro acertadamente focou o BNDES a investir severamente na saneamento e também o Congresso poderia ajudar com o marco inicial do saneamento a lei que possibilitará a evolução disso. O governo do presidente Jair Bolsonaro acertadamente focou o BNDES a investir severamente na saneamento e também o Congresso poderia ajudar com o marco inicial do saneamento a lei que possibilitará a evolução da principal razão deste caos. diz-se cada R$ 1 investido em Saneamento, reduzirá R$ 10 em Saúde.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        MAURICIO FABIANO MAZUR

                                        ± 2 dias

                                        Ué mas os Governos de esquerda que governaram a República del Bananais nos últimos 24 anos não foram os melhores para povo! Só bocós pra acreditar em Gazeta do Povo (Nome bem sugestivo, lembra os nomes dos jornais russos da era comunista), Foice de SP (Família milionária), O Estatização de SP. O Nojo ... ontem faleceram apenas 68 cidadãos, deveria ter sido comemorado , mas ,não o objetivo é Global! Acordem gado pois a economia é o objetivo deles e depois o poder e migalhas terão!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • N

                                          Nícolas

                                          ± 2 dias

                                          Li, li e li, e ignorando o sensacionalismo e tortura numérica, apenas imagino que o país poderia ser outro caso tivéssemos o formato distrital puro implementado no país... Cada distrito que se virasse para ter infraestrutura básica ao invés de se concentrar as decisões nas capitais. Político vai injetar dinheiro onde ele está, na capital...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • G

                                            Gregório

                                            ± 2 dias

                                            Diariamente a imprensa prega o medo, o pânico e estimula a histeria da população. Qual o interesse por trás dessa atitude?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              Jim Kirk

                                              ± 2 dias

                                              O importante é que o fundo eleitoral está na salvo.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                Marcos K

                                                ± 2 dias

                                                Esse tipo de abordagem não ajuda. Muito pelo contrario: atrapalha e assusta muito. Esse tipo de projeção de " juízo final" não agreaga nada.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • C

                                                  Cássio

                                                  ± 2 dias

                                                  Especialista? fazer previsão de esgotamento da capacidade de atendimento?E as outras variáveis? Projeções que nào levam em conta que algumas pessoas com saúde frágil iriam morrer de outras causas em pouquíssimo tempo, o covid só chegou primeiro. E os acidentes de trânsito? É tão obvia essa redução. Qual seu impacto? Vcs se chamam de especialistas!?!?!?!? Patético Gazeta.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • R

                                                    Ricardo Aranha

                                                    ± 2 dias

                                                    O interessante é que ninguém percebe (nem a Gazeta) que fazendo uma prevenção básica para Covid, estamos prevenindo tbm todas as outras doenças respiratórias...

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      Carlos Tadeu Furquim

                                                      ± 2 dias

                                                      E os cdb's da ex primeira dama, esposa do criminoso,? Seria uma parte da explicação da falta de leitos? E os milhões encontrados em malas num apartamento, também? E o STF permitindo que os bandidos viajem e espalhem mentiras mundo afora, pagos pelo cidadão de bem? Não é um outro motivo? Matéria prima para fazer boas investigações e trazer informação de qualidade, não falta.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      1 Respostas
                                                      • G

                                                        Gregório

                                                        ± 2 dias

                                                        Sobre esses assuntos os adoradores da auma maizonesta do huniverço mantêm o mais profundo silêncio! Inclusive a dona Gazeta!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      Marcelo Palma

                                                      ± 2 dias

                                                      Se 44% das regiões de saúde não tem leitos de UTI, a única solução é não haver o COVID19? Se para não faltar leitos de UTI teríamos que ter menos de 9% da população infectada em seis meses, quando sabemos que TODOS serão infectados, qual a solução? Isolamento total por 2 anos? Quais são as ações de mitigação propostas pelo estudo? Peço que a Gazeta publique o link do estudo, para se poder entender o que os “especialistas” propõem, pois caso contrário é puro terrorismo. Pelo amor de Deus!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      1 Respostas
                                                      • L

                                                        Luis Renato Queiroz

                                                        ± 2 dias

                                                        Informe-se sobre o achatamento da curva de que fala o Mandetta.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • H

                                                      H. Romeu Pinto

                                                      ± 2 dias

                                                      Sim, sim...se não houvesse o vírus preferido de nove entre dez políticos cretinos, estaríamos com leitos hospitalares vagos aos borbotões em Banânia...é cada uma viu?

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • R

                                                        RAMH

                                                        ± 2 dias

                                                        Lembrando que não se faz Copa do Mundo com hospitais.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • A

                                                          Ari Stechman Neto

                                                          ± 2 dias

                                                          Por favor jornalistas da Gazeta!! Precisamos de BOAS e ÚTEIS reportagens do sistema de saúde de Curitiba! PAREM de copiar manchetes e materiais de outras fontes..... LAMENTÁVEL.....

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • N

                                                            NILTON KIESEL FILHO

                                                            ± 2 dias

                                                            Lembram do Adriano Massuda, um dos pesquisadores? Foi secretário de saúde de Curitiba do Gustavo Freitas. Um quadro do PT. A quem a GP está dando voz. Suspeito ou não?

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            2 Respostas
                                                            • C

                                                              CAS

                                                              ± 2 dias

                                                              Sim muito suspeito e muito tendenciosa

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • N

                                                              NILTON KIESEL FILHO

                                                              ± 2 dias

                                                              Gustavo Fruet

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • A

                                                            ADEMIR GONCALVES JUNIOR

                                                            ± 2 dias

                                                            Qual país teve 20% da população contaminada e 5% teve necessidade de internação? Estes números catastróficos não aconteceram nem na Lombardia, região mais afetada da Itália. Estudos assim mais atrapalham do que ajudam na formação de políticas públicas de saúde.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • T

                                                              Thiago

                                                              ± 2 dias

                                                              Título sensacionaliata . Da a entender que já faltam leitos por conta do corona virus

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              2 Respostas
                                                              • C

                                                                CAS

                                                                ± 2 dias

                                                                Novamente e Editor do GP está pisando na bola. Será que ele não deveria estar na Folha ou no Estado?

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                              • M

                                                                Marco M.

                                                                ± 2 dias

                                                                Pensei na mesma coisa. O título da a entender que está um caos.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • C

                                                              CLEUSA

                                                              ± 2 dias

                                                              A quanto tempo vemos hospitais abarrotados? Resolver isso justamente agora só se fosse algum mágico!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              Fim dos comentários.