• Carregando...
Em um mês, os leões dobraram de peso e ganharam nova pelagem com coloração típica da espécie | Assessoria de imprensa da prefeitura
Em um mês, os leões dobraram de peso e ganharam nova pelagem com coloração típica da espécie| Foto: Assessoria de imprensa da prefeitura

Os cinco leões retirados de um circo em Paranaguá, no litoral do Paraná, há cerca de um mês, vão ganhar casa nova. Os animais apresentavam sinais de maus-tratos e foram encaminhados ao Zoológico Municipal de Curitiba para receber cuidados especiais. De acordo com a prefeitura, os leões estão prontos para ser transferidos para outros zoológicos brasileiros, onde continuarão recebendo tratamento adequado.

Os cinco leões, dois machos e três fêmeas, viviam em pequenas jaulas de seis metros quadrados. Três deles ainda são filhotes e compartilhavam a mesma jaula. Quando foram retirados do circo pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) os animais estavam subnutridos e com uma coloração dos pêlos cinza, atípica para espécie. O diretor de Zoológicos de Curitiba, Marcos Traad, disse que alguns sofreram mutilações e tiveram suas unhas arrancadas.

Após um mês de tratamento, recebendo alimentação reforçada, os animais dobraram de peso e já se mostram com nova pelagem, agora com predominância do amarelo. A médica veterinária do Zoológico, Luciane Popp, disse que apesar da recuperação dos animais, alguns terão seqüelas permanentes, resultantes dos maus-tratos sofridos. O desenvolvimento muscular dos machos também foi comprometido pela falta de alimentação adequada.

Os machos serão levados ao zoológico da cidade de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. As fêmeas seguirão para o zoológico da cidade de Pomerode, no estado de Santa Catarina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]