Projetos que tramitam na Câmara e no Senado pretendem liberar o uso da maconha para fins medicinais.| Foto: Pixabay

O debate sobre o uso da maconha medicinal no Brasil caminha para um desfecho favorável a pacientes que dependem do canabidiol (o óleo extraído da cannabis) para tratamentos de saúde, mas que contraria alguns setores do governo federal.

CARREGANDO :)

Na Câmara dos Deputados, um projeto do General Peternelli (PSL-SP) torna automática a liberação de medicamentos no Brasil já aprovados por autoridades sanitárias estrangeiras, como a americana. Se aprovada, a proposta permitiria a venda imediata de ao menos um remédio à base do óleo da maconha, usado para tratar epilepsia severa em crianças e que foi aprovado pelos EUA no ano passado.

A proposta de Peternelli conta com o apoio de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e outros deputados do partido do presidente Jair Bolsonaro. A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) e o general Eduardo Villas Bôas já defenderam publicamente o uso medicinal do canabidiol. Na prática, o projeto esvazia as funções da Anvisa, a agência reguladora brasileira.

Publicidade

Governo é contra plantar maconha para fins medicinais

O uso do óleo derivado da planta extrapolou o debate médico e avançou na pauta política após a Anvisa ter realizado consulta pública, sem ordem do governo, para estabelecer critérios de produção e, consequentemente, de consumo da substância no Brasil. Criticada pelo governo Jair Bolsonaro, a proposta autorizaria o plantio de maconha para fins medicinais e o restringiria apenas a lugares fechados e sob o comando de empresas credenciadas.

Após a conclusão da consulta, o formato final ainda não foi apresentado. Mas os ministros da Cidadania, Osmar Terra, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, defendem que o Brasil adote apenas a "cannabis sintética", produzida em laboratório, para evitar a necessidade de plantio.

Segundo Terra, liberar o plantio seria o início da liberação das drogas no Brasil, tese também defendida por Bolsonaro durante visita recente a uma empresa farmacêutica em São Paulo. "A nova direção do Brasil é de um presidente que respeita a família tradicional brasileira, é de um presidente que respeita a inocência da criança na sala de aula e diz não ao processo de legalização de drogas."

Em seu discurso, Bolsonaro ainda afirmou que agências reguladoras têm muito poder no Brasil, "para o bem ou para o mal". Em seguida, questionou o prazo para autorização de medicamentos, sugerindo que o "excesso de zelo da Anvisa" possa servir para vender facilidade.

Peternelli disse que considera bom o trabalho da agência brasileira, mas lamenta que a Anvisa não tenha um ação conjunta com órgãos internacionais. E também que seu projeto tenha ficado tão limitado à questão do canabidiol. "Não é disso que se trata. O projeto inclui sim o canabidiol, mas não de forma proposital. Quando o Eduardo (Bolsonaro) assinou a proposta essa polêmica nem existia", disse.

Publicidade

O parlamentar, no entanto, afirma não ver problema que o Brasil comercialize medicamentos à base de maconha natural. "Até porque eles podem ser importados, apesar de o preço impedir que famílias de baixa renda tenham acesso", disse. De acordo com a dose prescrita e a finalidade, o tratamento pode custar mais de R$ 1 mil por mês.

Ex-comandante do Exército e atual assessor do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Palácio do Planalto, Villas Bôas é portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença autoimune incapacitante que pode ser tratada com canabidiol. Em entrevista ao SBT no mês passado, ele afirmou que não usa, mas defendeu o medicamento e citou "hipocrisia social" ao comentar as dificuldades enfrentadas pelos pacientes que buscam a droga.

Outros projetos querem liberar a maconha medicinal

No Senado tramita uma sugestão legislativa e um projeto de lei sobre maconha medicinal. O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou relatório favorável à sugestão legislativa (SUG) nº 6/2016, que propõe a regulamentação da maconha medicinal no Brasil. A proposta é de autoria da Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos.

No voto, ele cita a experiência da também senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) para apoiar o projeto. “Sou uma cidadã usuária que sabe o quanto é transformador na vida de outras pessoas. A gente não pode fechar essa porta”, disse a senadora. Gabrilli é tetraplégica e declarou usar o óleo à base de cannabis para controlar dores e espasmos musculares.

Publicidade

Vieira pediu para que o texto original – com 133 artigos – fosse simplificado e a proposta tem agora seis artigos. A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa da casa aprovou na quinta-feira (26) o relatório. Agora a sugestão legislativa passa a tramitar como projeto de lei.

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) apresentou o projeto de lei 5.158/2019 que pretende obrigar o Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecer gratuitamente remédios à base de canabidiol. Girão se posicionou contra a SUG 6/2019, por contemplar a possibilidade de uso de outras substâncias derivadas da maconha, além do canabidiol.

Como relator na CDH, Vieira votou contra outra sugestão (SUG 32/2019) que pretendia a legalizar a maconha para uso medicinal e recreativo e a proposta foi arquivada. Já o projeto de lei 514/2017, que está na Comissão de Constituição e Justiça, quer descriminalizar o cultivo de cannabis sativa para uso pessoal terapêutico, “em quantidade não mais do que suficiente ao tratamento, de acordo com a indispensável prescrição médica”.

A autoria é da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, baseada nas ideias apresentadas no programa e-Cidadania. Na justificativa, a comissão diz não ser a favor da descriminalização para uso recreativo. O relator do texto na CCJ é o senador Carlos Viana (PSD-MG). A proposição foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais em novembro do ano passado.

Na Câmara são quatro projetos, dois deles apensados a outros. O PL 399/2015, de autoria do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), pretende alterar a Lei nº 11.343, de 2006, “para viabilizar a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da planta Cannabis sativa em sua formulação”. O projeto de Mitidieri uniu Carla Zambelli, bolsonarista de primeira ordem, ao deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) na luta pela aprovação do uso da maconha medicinal.

Publicidade

Tramitando desde 2015, a proposta aguarda instalação de comissão temporária. Na mesma situação está o PL 7187/2014, do ex-deputado Eurico Júnior (PV-RJ), que dispõe sobre a liberação e o uso medicinal da maconha. Foram apensados ao projeto do ex-deputado, dois projetos de teor parecido.

O que ex-PGR disse sobre o plantio de maconha medicinal

Antes de deixar a chefia da Procuradoria-Geral da República, Raquel Dodge, enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal, no dia 13 de setembro, pedindo que seja determinado prazo para que a União e a Anvisa regulamentem o plantio de maconha com finalidade medicinal.

Ela indicou que houve "omissão inconstitucional" do poder público na implementação das condições necessárias ao acesso adequado dos brasileiros à utilização medicinal da cannabis. A manifestação se deu no âmbito de uma ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo partido PPS (atual Cidadania), que questiona trechos da Lei de Drogas e do Código Penal.

No parecer, a procuradora aponta que há diversas notícias de estudos que afirmam o potencial da planta e de seus extratos para curar doenças, ou amenizar seus sintomas e progressão, entre elas dores crônicas ou neuropáticas, esclerose múltipla e espasticidade, epilepsia refratária e efeitos colaterais de medicamentos para tratamento de aids ou câncer.

Publicidade

Como medicamentos com derivados da maconha podem ser adquiridos

De acordo com normas da Anvisa, a aquisição de medicamentos derivados de maconha só é possível por procedimento de importação, por pessoa física, para uso próprio, mediante prescrição de profissional legalmente habilitado para tratamento de saúde, de produto industrializado tecnicamente elaborado e que possua em sua formulação o canabidiol em associação com outros canabinoides, dentre eles o THC.

Esses produtos devem ser constituídos de derivado vegetal; ser produzidos e distribuídos por estabelecimentos devidamente regularizados pelas autoridades competentes em seus países de origem para as atividades de produção, distribuição ou comercialização; e conter certificado de análise, com especificação e teor de canabidiol e THC, que atenda às respectivas exigências regulatórias das autoridades competentes em seus países de origem.

Descriminalização para uso pessoal será analisado pelo Supremo

A descriminalização do porte de drogas para uso pessoal é tema de discussão no STF desde 2001, e deve voltar ao plenário do dia 6 de novembro. O julgamento, que tem repercussão geral, volta a ser apreciado após o ministro Alexandre de Moraes, que havia pedido vista do processo, devolvê-lo à pauta no fim do ano passado. Três dos 11 ministros da Corte já votaram a favor da descriminalização – Gilmar Mendes, que é o relator, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]