• Carregando...

Atualizado em 22/12/2006 às 11h34A situação começa a se agravar no fim da manhã desta sexta-feira no saguão do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Das 6h05 até as 11h15, já foram contabilizados 28 vôos com atraso médio de 1h45min e dois cancelados. Doze vôos partiram com atraso e outros 16 devem chegar ou partir depois do horário previsto. Neste intervalo, de 6h05 até as 11h15, são previstas 49 operações, ou seja, mais da metade dos vôos apresentaram atrasos.

A maior movimentação é no guichê de check in da companhia TAM - onde cerca de 100 pessoas esperam na fila, que já dá voltas no interior do aeroporto. Um atendente da companhia, que pediu para não se identificar, informou que a fila é resultado do acúmulo de vôos e que todo o efetivo está trabalhando nesta sexta-feira para amenizar o desconforto dos passageiros com os atrasos.

Um vôo da TAM vindo de Buenos Aires, na Argentina, com previsão de aterrissar às 6h05 no Afonso Pena, pousou apenas às 10h25. A situação deve piorar mais ainda no período da tarde até as 21h - horário de pico.

Na quinta-feira, o Afonso Pena registrou 105 vôos com atraso médio de 2h20min. Três vôos tiveram quase seis horas de atraso. Por dia, operam no aeroporto uma média de 154 vôos entre pousos e decolagens. A Infraero foi procurada pela reportagem para comentar os atrasos, mas limitou-se a dizer que somente a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) poderia comentar o assunto.

Atrasos nos aeroportos do Brasil

No último dia útil antes do Natal, as pessoas que resolveram viajar de avião precisarão de paciência. O caos nos aeroportos, vivido há quase dois meses, deve se repetir nesta sexta-feira.

No aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, 43 vôos, entre pousos e decolagens, estavam atrasados até as 9h30. A fila no guichê da TAM chegou a 1km de extensão nesta manhã.

O aeroporto de Congonhas, também em São Paulo, já registrava 45 vôos atrasados nesta manhã. No Rio de Janeiro, aeroporto Tom Jobim, 17 vôos estavam previstos para pousar ou decolar depois do horário previsto. No Salgado Filho, em Porto Alegre, eram 11 vôos atrasados e 27 em Brasília.

A tendência é que a situação se agrave ao longo do dia nos aeroportos do Brasil, já que o atraso numa decolagem acaba provocando efeito cascata.

Mais informações em breve.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]