• Carregando...

Atualizado em 02/10/2006, às 17h

Uma manifestação durante a tarde desta segunda-feira (02) mobilizou quase 100 pessoas no bairro Jardim das Américas, em Curitiba. Moradores e comerciantes da região protestaram contra a violência e os sucessivos roubos e assaltos no bairro, além da falta de policiamento na região.

De acordo com os manifestantes, os criminosos são sempre os mesmos. "É a mesma gangue. Eles surram e batem nas pessoas para depois roubar o que elas têm", disse o morador Edson Talamine em entrevista a Rádio CBN.

A grande reclamação dos moradores é de que o policiamento durante a noite é ruim. "De dia até tem policiamento, mas é insuficiente. Duramte o dia passam algumas viaturas, mas durante a noite o problema é muito grande e nós pedimos um reforço policial nesse horário crítico", disse Talamine. Segundo ele, a própria Polícia admite que os criminosos agem com freqüência na região.

Na opinião da Polícia Militar, o protesto não se justifica. "Temos uma viatura e duas motos que fazem o policiamento constante de toda aquela área. Para ajudar (a todos), fazemos o policiamento comunitário – que deu origem, inclusive, ao Projeto Povo - quando nos reunimos todo mês para falar de segurança e tentar resolver o problema. Recebemos sugestões e passamos orientações aos moradores", explicou o aspirante Valdir Goedert. As viaturas atendem a aproximadamente 15 mil pessoas.

Grande parte dos casos de assaltos ocorre pela desatenção dos moradores, segundo o oficial da PM. "As vezes as pessoas estão distraídas e quando chegam em casa, por exemplo, não prestam atenção aos perigos que podem rondar suas casas".

Sobre a manifestação, Goedert acredita que não são as mesmas pessoas que vão às reuniões. "Muitos dos que foram para as ruas hoje não vão para as reuniões todo mês. A motivação entre ir para a reunião, e ir para as ruas reclamar é bem diferente nesse caso". As reuniões acontecem na última terça-feira de cada mês, às 19h, no Colégio Julio Mesquita.

Segundo os manifestantes, os protestos vão continuar. "Vamos fazer novos protestos até que o problema seja finalmente resolvido". Quase 100 pessoas participaram da passeata que passou por ruas do Jardim das Américas e Jardim Santa Bárbara.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]