• Carregando...
Ato contra Dino na Avenida Paulista marcou volta de manifestantes para as ruas após 8/1
Ato contra Dino na Avenida Paulista marcou volta de manifestantes para as ruas após 8/1| Foto: Divulgação do senador Rogério Marinho

Na tarde deste domingo (10), uma multidão lotou a Avenida Paulista, em São Paulo, para o ato de protesto contra a ida do atual ministro da Justiça, Flávio Dino, para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Indicado pelo presidente Lula (PT), Dino será sabatinado no Senado na próxima quarta-feira (13).

Aos gritos de “Dino, não” e “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”, os manifestantes ocuparam a avenida com cartazes cobrando os senadores pela rejeição do nome do ministro.

Manifestantes foram fotografados carregando um simulacro de caixão com a seguinte inscrição na lateral: “Democracia” e “Liberdade”.

“Hoje, nós estamos dizendo para um sistema opressor, para um sistema ditador judicial que o medo nesse país acabou”, afirmou o desembargador aposentado, Sebastião Coelho, ao discursar para os manifestantes sob aplausos.

Mais cedo, ao participar da manifestação em Brasília, o desembargador mostrou otimismo em relação à tentativa de barrar a indicação de Dino para o STF: “Vamos vencer essa”, afirmou.

Ao falar para a multidão, o ex-deputado e pré-candidato a vereador por São Paulo, Douglas Garcia (Republicanos), disse que a ida de Dino para o STF “significa censura, legalização do aborto, retirada do direito à legítima defesa, perseguição aos patriotas conservadores e inelegibilidade de todos aqueles que teriam o poder de mudar a política brasileira”. 

“A voz do povo na Paulista: ‘Dino, não’”, escreveu o senador Rogério Marinho (PL-RN) na rede social X.

Além do protesto à indicação de Dino, os manifestantes pedem “justiça por Clezão”, como era conhecido o empresário Cleriston Pereira, que morreu na Papuda no dia 20 de novembro após ter vários alertas sobre sua condição de saúde ignorados pelo STF; pedem o impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes; e a saída do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Registro de atos realizados em outras capitais, como Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ), também estão sendo compartilhados nas redes sociais.

Em Porto Alegre (RS), os manifestantes exibiram faixas pedindo “votação aberta para ministro do STF”.

Em Recife, os manifestantes exibiram cartazes contra a indicação de Dino e pediram “prisão” para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Os pernambucanos caminharam pela Avenida Boa Viagem, uma das principais da capital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]