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Projeto de lei

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou em primeiro turno nesta semana um projeto de lei que determina que vagas de estacionamento para bicicletas sejam oferecidas na cidade. Segundo a proposta, do vereador João Cláudio Derosso (PSDB), os espaços poderão ser ofertados por meio de bicicletários (públicos ou privados) em que as bicicletas podem ficar por um longo período, ou então em paraciclos, locais em vias públicas para o estacionamento em períodos de curta ou média duração.

Nesta quarta-feira, o legislativo municipal anunciou que a discussão do projeto será retirada de pauta por dez sessões. A suspensão ocorre para que dois documentos, também relacionados ao incentivo ao uso da bicicleta, sejam incorporados à proposta e possam definir exatamente o número de vagas para bicicletas que será disponibilizado na cidade.

Cerca de 400 pessoas se reuniram no início da noite desta quarta-feira (22) para realizarem uma bicicletada na região Central de Curitiba. O grupo de ciclistas aproveitou o Dia Mundial Sem Carro para pedir mais espaço para as bicicletas na capital e protestar contra a chamada "cultura do automóvel".

O local de concentração dos ciclistas foi a Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Por volta das 19h10, eles iniciaram a bicicletada. Até as 20h, o grupo já havia passado pelas ruas Amintas de Barros, General Carneiro e pela Avenida Marechal Deodoro.

A "Marcha das 1.001 Bikes", nome oficial do movimento, foi incentivada por grupos de defesa da mobilidade urbana na capital paranaense. Os organizadores da marcha não definiram um roteiro específico para os ciclistas que pretendiam passar por várias vias da região central.

Ciclofaixa

Uma faixa exclusiva para os ciclistas foi montada nesta quarta-feira na Avenida Marechal Floriano Peixoto. A ciclofaixa funcionou das 6h até as 18h entre o Terminal do Hauer e a Linha Verde. A Diretoria de Trânsito (Diretran) da capital sinalizou com cones o local onde, normalmente, os carros ficam estacionados.

Apesar da ciclofaixa, diversos usuários continuaram pedalando na canaleta do ônibus expresso. Durante todo o dia, os agentes da Diretran alertaram os ciclistas que não utilizavam o espaço reservado para eles.

História

O Dia Mundial Sem Carro nasceu na França, no dia 22 de setembro de 1997. Atualmente, mais de 2 mil cidades do mundo preparam iniciativas neste dia. No Brasil, o Dia Sem Carro foi adotado em 2001, por 11 cidades, entre elas, Curitiba. Tradicionalmente, no Dia Mundial Sem Carro, políticos deixam o automóvel em casa.

Nesta quarta, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, caminhou da casa dele, no Batel, até a sede da Prefeitura, no bairro Centro Cívico.

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