Um homem de 36 anos foi preso, na noite de segunda-feira (19), horas depois de a mulher dele ter morrido, vítima de várias fraturas no crânio, dentro da residência do casal no Jardim Paulista, em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba. Detido em flagrante, Sérgio Luiz de Camargo é acusado de ter espancado até a morte a mulher, Janete Vieira de Macedo, de 28 anos. Ele já tinha permanecido preso por seis meses por violência doméstica cometida contra a esposa.
Segundo o delegado do município, Gérson Machado, o casal passou a tarde em um bar, acompanhado de uma amiga. Em casa, o marido teria se descontrolado e agredido violentamente a mulher. "Ele ligou para a sogra, dizendo que tinha brigado com Janete e que ela estava deitada sem se mexer. A mãe da vítima foi à casa e constatou que a filha estava morta", disse o delegado.
O Instituto de Criminalística foi acionado e, preliminarmente, apontou que a mulher morreu de politraumatismo craniano, decorrente de agressões físicas. Foram constatados diversos hematomas na vítima, compatíveis com os causados por chutes e socos. "Ele [Camargo] é um homem extremamente violento e com um vasto histórico de violência doméstica. Ouvimos a ex-mulher dele, que relatou que, além ser espancada, Camargo chegou a arremessar a filha do casal, que tinha um ano de idade, contra a parede", afirmou Machado.
À polícia, Camargo disse que a mulher havia caído de uma escada, vindo a morrer em seguida. Para o delegado, no entanto, o argumento do acusado não tem consistência. "Tanto que a própria análise da Criminalística já derruba a tese dele", diz Machado. Camargo foi preso em flagrante por homicídio qualificado.
Acusado de matar a mulher em Colombo é preso em Santa Catarina
Uma operação conjunta realizada por policiais civis de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, e de Santa Catarina, terminou com o cumprimento do mandado de prisão de Maikon Michel Fernandes. Ele é acusado de ter matado a própria esposa Karine Santos do Carmo na frente da filha de quatro anos de idade. O crime ocorreu em julho deste ano. Fernandes foi preso no município de Braço do Norte, em Santa Catarina.
Segundo o investigador Elymar Bortot, da delegacia central de Colombo, o depoimento da filha do casal foi determinante para que o juiz César Maranhão Furtado decretasse a prisão preventiva do acusado. "A menina relatou que viu o pai atirando contra a mãe", disse o policial.
Violência doméstica
Em menos de um mês, Curitiba e região metropolitana contabilizaram vários casos fatais de violência doméstica. No final de novembro, o empresário Veríssimo Canalli Fiuza matou a namorada e, na sequência, cometeu suicídio. Os corpos foram encontrados em um dos quartos da mansão de Fiuza, que fica em Curitiba, no bairro Cajuru. Segundo a polícia, motivado por ciúmes, ele espancou a garota até a morte e, em seguida, atirou contra o próprio rosto.
No dia 2 de dezembro, um homem foi preso acusado de espancar a companheira com um taco de madeira, em Campina Grande do Sul. A mulher, Luíza de Fátima Straub de Araújo faleceu dois dias depois por causa dos ferimentos.
Em Almirante Tamandaré, um casal foi encontrado morto por um vizinho. A mulher apresentava sinais de disparos na cabeça. O homem, ao lado, estava com a arma na mão. De acordo com a Polícia Civil do município, as evidências apontam para homicídio seguido de suicídio.
No dia 6 de dezembro, um idoso, cujo nome não foi identificado pela Polícia Militar, matou a esposa, Alzira Mendes de Miranda, de aproximadamente 50 anos. O crime ocorreu no Jardim Tupi, em Araucária, por volta das 2h30. A mulher foi assassinada a facadas e, em seguida, o idoso tentou cometer suicídio, mas foi socorrido com vida e encaminhado a um hospital.



