• Carregando...
Os principais candidatos ao governo estadual falaram ao Jornal de Maringá sobre propostas para a região |
Os principais candidatos ao governo estadual falaram ao Jornal de Maringá sobre propostas para a região| Foto:
  • Veja algumas das principais propostas apresentadas por Beto e Osmar

O apoio ao desenvolvimento da agroindústria e da agricultura familiar foi o ponto em comum apresentado pelos candidatos ao Governo do Paraná Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT) nas propostas de campanha voltadas para Maringá e demais municípios da região Noroeste.

O tema foi discutido nas entrevistas exclusivas concedidas ao Jornal de Maringá durante esta reta inicial da campanha eleitoral. Beto disse que o setor é primordial para a economia das pequenas cidades. Osmar destacou a força de geração de empregos presente na agricultura familiar.

Os candidatos também falaram sobre as vocações regionais que podem ser exploradas para o desenvolvimento, caso sejam eleitos.

Beto e Osmar revelaram ainda que contam principalmente com os apoios políticos para conseguir votos nos redutos eleitorais adversários. O candidato do PSDB citou Ricardo Barros (candidato ao Senado na chapa tucana) e o prefeito Silvio Barros, ambos do PP, como figuras de destaque nos palanques de Maringá, cidade de origem do oponente Osmar Dias.

O senador, por sua vez, disse que conta com a força política que Roberto Requião (PMDB), Rodrigo Rocha Loures (PMDB, vice na chapa de Osmar) e Gleisi Hoffmann (PT, candidata ao Senado na chapa pedetista) têm em Curitiba, cidade onde Beto foi prefeito e goza de ampla aprovação popular.

Por fim, os candidatos falaram o que esperam do período de campanha eleitoral, iniciado nesta terça-feira (6). "Será uma campanha árdua, como em toda eleição majoritária. Vamos levar nossa mudança na postura e mostrar um jeito diferente de governar", disse Beto. "Quero discutir o que é importante para o Paraná: como melhorar a saúde, melhorar a educação, como ter um programa de combate efetivo às drogas nas escolas", falou Osmar.

* ENTREVISTA COM BETO RICHA *

Quais as principais demandas que o senhor tem encontrado nas visitas a cidades da região Noroeste?

Beto Richa: Percebi [nas visitas] uma carência de saúde pública mais perto das cidades, principalmente nas pequenas. Hoje as pessoas têm que se deslocar para cidades maiores em busca de assistência.

Quais as vocações da região Noroeste o senhor pretende explorar, caso seja eleito?

Vou citar a agricultura familiar. Há na região uma produção muito forte de uva, por exemplo. Queremos mostrar nosso respeito pelo produtor.

O candidato Osmar Dias tem em Maringá sua origem política. O senhor considera essa uma desvantagem?

Não tenho receio pelo adversário ser de Maringá. Temos aí o candidato ao senado Ricardo Barros, de família tradicional. Também temos o apoio do Silvio [Barros], que tem uma administração muito bem avaliada.

Leia a entrevista completa com Beto Richa

* ENTREVISTA COM OSMAR DIAS *

O que Maringá pode esperar tendo o senhor como governador?

Osmar Dias: O Hospital Universitário de Maringá vai ser referência, e nós vamos fazer a Região Metropolitana de Maringá funcionar como modelo para outras regiões, integrando os serviços com as cidades do entorno.

Quais as vocações da região Noroeste o senhor pretende explorar, caso seja eleito?

Maringá tem uma força muito grande na agroindústria, e eu vou colocar em prática o programa "Paraná Agroindustrial". Mas, além disso, Maringá tem todas as características para ser um polo de desenvolvimento da indústria do conhecimento.

Em Curitiba, no reduto de Beto Richa, qual será a sua estratégia para ganhar votos?

Na capital temos a força do Rodrigo Rocha Loures [candidato a vice-governador] que representa Curitiba, da Gleisi, que também tem força na capital e região metropolitana, do próprio Requião e dos prefeitos daquela região.

Leia a entrevista completa com Osmar Dias

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]