• Carregando...
A dupla caçava na modalidade conhecida como “fachear”, ou seja, utilizando um facho de luz em direção aos animais que se encontram na margem do rio | Divulgação
A dupla caçava na modalidade conhecida como “fachear”, ou seja, utilizando um facho de luz em direção aos animais que se encontram na margem do rio| Foto: Divulgação

Serviço

Denúncias podem ser feitas à Força Verde pelo telefone 0800 643-03-04.

Policiais militares da Força Verde de Cianorte prenderam na madrugada desta terça-feira (27) dois homens (um com 34 anos e outro com 45 anos) acusados de praticar caça de animais silvestres. A dupla foi encontrada em uma embarcação no Rio Ivaí (na região do município de Jussara), após uma denúncia anônima.

Segundo o comandante da 2ª Companhia de Polícia Ambiental, capitão Hilberaldi Correia de Lima, os dois caçavam capivaras utilizando a modalidade conhecida como "fachear", ou seja, utilizando um facho de luz em direção aos animais que se encontram na margem do rio. "Os animais ficam atordoados com a forte luz, se tornando presa fácil para os caçadores", explicou.

Junto com os caçadores foram encontrados uma espingarda do tipo cartucheira calibre 20 e mais quatro cartuchos carregados. No veículo da dupla, os policiais acharam outros dois cartuchos de calibre 32 intactos. Ainda foram apreendidos o motor de popa e a embarcação utilizada na prática do crime.

Os dois homens (que residem em Cianorte) foram encaminhados até a delegacia do município e foram enquadrados pelo crime de caça de animais silvestres e porte de arma de fogo. Cada um ainda foi multado em R$ 500.

Ações na região

Ainda neste mês, os policiais realizaram outras duas apreensões na região Centro-oeste e Noroeste do estado. As ações fazem parte da Operação Caapuá, que visa coibir a pesca e caça ilegal.

No dia 15, a Força Verde apreendu, em três propriedades rurais do município de Luiziana (a cerca de 40 quilômetros de Campo Mourão), carne e pele de animais silvestres ameaçados de extinção, além de dezenas de armas de caça, munição e um revólver calibre 38. Três pessoas foram autuadas na ocasião.

Já no início do mês, dois homens foram detidos por policiais da Força Verde, também em uma propriedade rural de Luiziana, com armas e equipamentos de caça, além de 15 quilos de carne de capivara.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]