• Carregando...
Teatro Calil Haddad, considerado o maior de Maringá em estrutura, deve perder até 40 poltronas após a reforma pela qual passa | Divulgação PMM
Teatro Calil Haddad, considerado o maior de Maringá em estrutura, deve perder até 40 poltronas após a reforma pela qual passa| Foto: Divulgação PMM

Dos quatro teatros municipais, apenas um está recebendo o público em Maringá neste mês. O Teatro Reviver foi fechado na terça-feira (3) para reformas; o Teatro Barracão vai ser reinaugurado na sexta-feira (6); o Cine Teatro Plaza está fechado; e o Calil Haddad – o maior de Maringá em estrutura -, está prestes a completar um ano de reformas e com atrasos na obra. Mesmo com a maioria dos teatros municipais fechados, a Secretaria de Cultura afirma que as apresentações não serão prejudicadas.

"Por incrível que pareça ficamos 2011 todo sem o teatro Calil Haddad e a produção foi maior que anos anteriores. O Teatro Barracão será substituído pelo Reviver que estava em reformas também. O Calil é o que mais esperamos o término da obra porque algumas apresentações só podem ser feitas lá pela estrutura. Existem outras formas de fazer cultura na cidade, como festivais. O que fazemos é a readequação dos projetos e tentar não usar os teatros", disse a secretária de Cultura, Flor Duarte.

O atraso na reforma do teatro Calil Haddad, segundo Flor, ocorreu porque o projeto precisou ser readequado. "Reformas é sempre uma caixinha de surpresas. No Calil percebemos que a parede onde seriam instaladas as saídas de emergência eram paredes estruturais do prédio, de concreto puro. Por isso, o engenheiro que fez o primeiro projeto do prédio foi chamado e refez o projeto de reforma. Agora está em andamento e estamos otimistas para entregar ainda este ano", disse.

Reforma vai reduzir capacidade do Teatro Calil Haddad

O Teatro Calil Haddad deve perder até 40 poltronas após a reforma pela qual passa, segundo a Secretaria de Cultura de Maringá. O teatro foi fechado em janeiro de 2011, para reformas, depois que o Corpo de Bombeiros encontrou falhas na segurança do prédio. Uma das mudanças previstas é a construção de um muro parapeito no andar de cima da platéia, pois o atual foi considerado baixo demais pelos Bombeiros. Com a mudança, duas fileiras de poltronas terão de ser retiradas, porque vão perder a visibilidade em relação ao palco.

Além das adaptações de segurança, o teatro receberá obras para deficientes físicos, como a construção de um camarim para atores deficientes. O Teatro Calil Haddad vai ganhar também obras de prevenção de incêndio, sugeridas pelos bombeiros. Entre as obras estão a abertura de uma saída de emergência no meio da platéia e a pintura de todo o madeiramento do teatro com verniz anti-chamas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]