• Carregando...

A Vigilância Sanitária de Umuarama apreendeu cerca de 700 quilos de medicamentos fitoterápicos, na quarta-feira (16), em Umuarama. Os medicamentos foram encontrados na Fábrica Fito Produtos Naturais, localizada na Rua José Teixeira D´Avila, na região central da cidade. A fábrica não tinha autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a fabricação de remédios.

A autorização seria restrita à fabricação de cosméticos. A empresa foi autuada por Vigilância Sanitária, Anvisa e Núcleo Estadual de Repressão Contra Crimes de Saúde Pública (Nucrisa), pode recorrer da decisão. A farmacêutica responsável foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Umuarama para prestar esclarecimentos.

No local, foram encontrados medicamentos para emagrecer, calmantes e remédios para tratamento de diabetes, artrite, bronquite e sistema nervoso. Todos sem autorização da Anvisa.

"Qualquer medicamento que não tenha não tenha registro não tem eficácia e segurança garantidas. O risco à saúde é muito alto", disse o chefe da Vigilância Sanitária, Antonio Lopo, em entrevista à RPCTV Paranavaí.

Os medicamentos foram encontrados após denúncia e seriam comercializados na região Nordeste do Brasil. Não foram encontrados indícios de comercialização no estado do Paraná.

A Vigilância Sanitária recebeu ainda folders que comprovavam a propaganda com possíveis benefícios dos medicamentos fitoterápicos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]