• Carregando...

O governador Beto Richa (PSDB) autorizou nesta quinta-feira (29) a prorrogação de 141 contratos temporários para o Hospital Universitário de Maringá (HUM). A medida busca resolver o problema envolvendo o fim do contrato dos funcionários que terminaria neste sábado (31) e que poderia causar o fechamento do hospital.

Segundo nota divulgada pelo governo estadual, os contratos que ainda admitem prorrogação foram estendidos por mais 12 meses. O Estado também anunciou a abertura de um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de médicos, enfermeiros, auxiliares operacionais, entre outros profissionais que serão contratados por um ano.

Estas pessoas substituirão os funcionários com contratos encerrados e sem possibilidade de prorrogação. A medida vai representar uma despesa mensal de R$ 399,4 mil aos cofres públicos. "Esperamos que com esta medida, as atividades no hospital sejam mantidas na próxima semana", declarou o superintendente do HU, José Carlos Amador.

Os 141 servidores temporários haviam sido contratados em 1º de abril de 2010, com possibilidade de extensão contratual de apenas um ano, como prevê a lei. Amador avaliou que sem a renovação dos contratos, seria impossível o hospital continuar funcionando normalmente já que em média, um a cada seis funcionários seria temporário.

Concurso

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) também informou que no prazo de um ano, a pasta pretende concluir as negociações em torno do regime jurídico do plano de carreira dos agentes universitários.

Logo em seguida, a intenção é promover um concurso público para provimento efetivo de cargos de agente universitário, em substituição aos contratos temporários na instituição.

Para o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, a medida será de muita importância "porque vem normalizar as atividades do hospital universitário, principalmente no que se refere ao atendimento às urgências", disse em entrevista à Agência Estadual de Notícias (AEN).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]