• Carregando...

A chuva em Rosário do Ivaí, região Central, chegou acompanhada de forte granizo, por volta de 2h da manhã desta terça-feira (8). As pedras que chegaram ao tamanho de um ovo danificaram os parreirais. Cerca de 300 mil pés de uva – 30% da plantação total – não vão produzir absolutamente nada, visto que estavam em fase de brotação dos cachos. Prejuízo de 1.200 toneladas que seriam colhidas a partir de dezembro.

Mesmo com a persistência da chuva, durante toda a terça-feira a Prefeitura e a Defesa Civil trabalharam na assistência à população que teve os telhados quebrados. No primeiro levantamento, foi constatado danos em 288 casas, mas outros moradores perceberam infiltrações e também precisaram de lonas. "Cada hora que passa aparece mais gente apresentando suas dificuldades", disse Anísio Cezar Lino Silva, responsável da prefeitura pela ajuda aos moradores. O número total passou de 320 casas, segundo ele.

Além das residências, o granizo quebrou as telhas da creche, da APMI, do parque de máquinas e até da Santa Casa de Rosário do Ivaí.

Outra cidade atingida pelo temporal na noite de segunda (7) foi Jandaia do Sul, região Noroeste. Com ventos de ate 80 Km/h, a defesa civil já contabilizou a queda de 45 árvores em todo o município. Dez casas foram destelhadas, mas todas já estão emergencialmente cobertas com lonas. A prefeitura se dedica agora à limpeza e retirada das árvores. O trabalho deve ser concluído apenas nesta quinta-feira (10). "Até dentro do cemitério caíram árvores, que chegaram a danificar alguns túmulos", disse Silvino Caranj, do Corpo de Bombeiros de Jandaia do Sul.

No Paraná

Um dia depois do temporal que causou estragos em 41 municípios do Paraná, 18,6 mil imóveis permaneciam sem energia elétrica, no Oeste e Sudoeste e na região metropolitana e litoral do estado, na manhã desta quarta-feira (9). A forte chuva caiu principalmente durante a madrugada de terça-feira (8) e chegou a deixar 180 mil ligações sem luz em 105 municípios. A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil alerta para o risco de novos temporais

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]