• Carregando...
No final de 2011, Almeida havia informado que o time maringaense estava sendo negociado com um grupo de investidores | Reprodução / Site Oficial do Grêmio Maringá
No final de 2011, Almeida havia informado que o time maringaense estava sendo negociado com um grupo de investidores| Foto: Reprodução / Site Oficial do Grêmio Maringá

Grêmio próximo do rebaixamento

O Grêmio Maringá vive uma nova crise pelo Campeonato Paranaense. Após sete rodadas da Divisão de Acesso, o Galo é o lanterna, com apenas um ponto conquistado, sendo seis derrotas e um empate. O time tem o pior ataque da competição, com apenas três gols marcados; e a defesa mais vazada entre os dez times participantes, com 13 gols sofridos.

Ironicamente, o único ponto conquistado ocorreu na estreia do torneio, quando o Grêmio empatou com o Colorado em 1 a 1 sem dispor de reservas e sem goleiro.

Na véspera da partida, o camisa 1 Alexandre fraturou o nariz durante um coletivo e não foi liberado pelo departamento médico. Diante da situação inusitada, a única opção do treinador e ex-goleiro da seleção brasileira Waldir Peres foi improvisar, escalando o atacante Batata no gol.

O presidente do Grêmio Maringá, Aurélio Almeida, colocou oficialmente o time maringaense à venda nesta segunda-feira (24). Em carta endereçada ao prefeito Carlos Roberto Pupin (PP), Almeida dá a preferência de compra à Prefeitura de Maringá. A duas rodadas para o final da primeira fase da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense, o Galo tem mais de 95% de chances de ser rebaixado para Terceira Divisão.

Em nota postada no site do time, Almeida disse que a decisão partiu do respeito que tem ao torcedor do Galo Guerreiro. "A pedido dos torcedores quero colocar o clube à disposição dos empresários maringaenses, como era no passado", disse ele, que adquiriu o time em 2002.

Em entrevista à Gazeta Maringá, Almeida afirmou que Prefeitura de Maringá nunca apoiou o time. "Eles [da Prefeitura] trabalham o tempo todo contra nós", criticou. "A marca está sendo devolvida ao torcedor. Antes de começar o campeonato eu já imaginava que eles nos atrapalhariam. O Metropolitano sempre teve apoio deles, já nós sempre treinamos em buracos." Segundo Almeida, a Prefeitura não libera campos para o elenco do Grêmio usar como treinamento.

O secretário de Comunicação de Maringá, Milton Ravagnani, citou que o Município não tem intenção de adquirir a marca Grêmio Maringá. "O poder público não pode fomentar um clube particular. Essa não é função do Município", explicou. Sobre a liberação de campos, o secretário afirmou que existem requisitos para que espaços municipais sejam liberados pela Secretaria de Esportes.

A assessoria de imprensa da secretária de Esportes, Maria Iraclézia de Araújo, entrou em contato com a reportagem e disse que a lei impede a Prefeitura de cuidar de um time de futebol. Ainda segundo a assessoria, existe uma carência de campos oficiais em Maringá, mas a secretaria sempre fez o possível para atender os dois times de futebol da cidade.

Dívidas

Durante a apresentação do técnico do Grêmio, Waldir Peres, Almeida citou que ainda paga dívidas do clube. Segundo ele, ainda existem parcelas pendentes. "As dívidas não são minhas, são deles [Prefeitura]. O time era da cidade quando comprei, então as dívidas são da cidade."

Perguntado se existe a possibilidade de fechar o time caso nenhuma proposta apareça, Almeida disse que em hipótese alguma não aparecerão propostas para a compra do Grêmio. Ele não citou o preço atual do time. O presidente ainda comentou que a intenção de comprar o time espanhol Racing Santander nada tem a ver com a decisão de vender o time de Maringá.

Essa não é a primeira vez que Almeida anuncia a venda do Grêmio. No final de 2011, ele havia informado que o time maringaense estava sendo negociado com um grupo de investidores. Em fevereiro de 2012, no entanto, a administração do Grêmio Maringá confirmou, também por meio do site oficial, que o time não seria vendido.

História do time com Aurélio Almeida

O empresário adquiriu o Grêmio Maringá em 2002, quando a equipe de estava na 1ª Divisão do Campeonato Paranaense e disputava a Série C do Campeonato Brasileiro. Atualmente o Alvinegro está na Divisão de Acesso do estadual, à beira da queda para a Terceirona, e não disputa nenhuma competição nacional.

Para conseguir uma vaga na Série D do Brasileirão, o time precisaria ficar entre os dois melhores times do interior do estado na 1ª divisão do Paranaense. Até 2015, portanto, o Galo estará longe de qualquer campeonato nacional. Caso o time seja rebaixado para a Terceira Divisão, o limite seria até 2016.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]