• Carregando...

Em cada 100 casas, 11 possuem foco do mosquito da dengue

Tempo quente e chuvoso é o ideal para a proliferação mais rápida do mosquito da dengue, por isso o trabalho de prevenção tem que ser ágil. Este ano no Paraná já foram feitas 545 notificações, com 11 casos da doença confirmados. Os números que revelam a infestação da dengue nas cidades também chamam a atenção. O índice que, segundo o Ministério da Saúde, deveria ser de no máximo 1,1%, em Campo Mourão já é dez vezes maior. Isso significa que de cada 100 casas, 11 tem criadouros do Aedes aegypti. Arrastões estão sendo feitos para limpar os quintais das casas.

Em Maringáo índice de proliferação também está maior que o aceitável. Em alguns bairros a situação é de alto risco. Em cada 100 casas pelo menos quatro têm foco do mosquito transmissor da dengue.

Segundo uma agente de saúde, ouvida pela reportagem do telejornal ParanáTV, foco é um depósito de água de grande ou pequeno porte, que contém a água parada e a larva.

Em uma casa da cidade, três pessoas e mais o vizinho já tiveram a doença. Mesmo assim, vários focos do mosquito foram encontrados na residência. "Vocês que já tiveram a doença necessitam ter cuidados em dobro, pois a reincidência da dengue pode ser fatal", explica a agente de saúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]