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Design do Compass não abandonou traços típicos da Jeep, como a grade dianteira com sete aberturas e a caixa de roda trapezoidal | Pedro Bicudo/Divulgação
Design do Compass não abandonou traços típicos da Jeep, como a grade dianteira com sete aberturas e a caixa de roda trapezoidal| Foto: Pedro Bicudo/Divulgação

Segurança

Modelo vai mal em teste de impacto

O Euro NCAP, entidade que realiza testes de segurança independentes com veículos vendidos na Europa, divulgou recentemente dois testes com os mais novos veículos vendidos no mercado global, o Jeep Compass e o Honda Civic hatch. Ambos foram renovados recentemente. De acordo com as novas regras da Euro NCAP, o Jeep Compass alcançou apenas duas estrelas, cuja pontuação máxima de segurança é de cinco estrelas.

O modelo foi testado com um opcional airbag de tórax, mas, segundo a entidade, os resultados apresentaram níveis de proteção "pobres", particularmente nos impactos laterais. Na proteção dos pedestres, o Compass marcou 23%, porcentual considerado "decepcionante" pela rigorosa Euro NCAP. "Os SUVs compactos são o segmento de utilitário esportivo mais popular na Europa, mas o Compass não se demonstrou como forte concorrente em matéria de segurança, em comparação com outros modelos testados na mesma categoria", diz a entidade.

Já o Honda Civic hatch ganhou cinco estrelas, atingindo a classificação máxima. A nona geração do modelo alcançou altas pontuações em todas as áreas de avaliação.

  • Compass é um utilitário esportivo médio e chega ao mercado brasileiro com apelo jovem e urbano
  • Interior é confortável, prático e tem espaço para acomodar objetos
  • Porta-malas, sem os bancos rebatidos, leva 458 litros

Quem está entrando no mercado de utilitários esportivos médios ou quer migrar de um modelo para ou­­tro dentro deste segmento tem mais uma opção de compra. A Jeep acaba de colocar no mercado brasileiro o Compass, já disponível em Curitiba pelo preço único de R$ 99.900.

Terá como concorrentes diretos o Hyundai ix35 (R$ 88.250), o Kia Sportage (R$ 9.900) e o Che­vro­let Captiva 2.4 Ecotec (R$ 94.000)

O Compass não tem opcionais. Todos os itens são de série. Em relação à segurança, o modelo conta com controle eletrônico de estabilidade, monitoramento de pressão dos pneus e seis airbags. Nesse quesito, no entanto, o carro não foi bem sucedido no teste de segurança feito pelo Euro NCAP, entidade que avalia veículos vendidos na Europa (veja ao lado).

O novo modelo da Jeep tem sistema de áudio que inclui disqueteira integrada no painel para seis CDs, com compatibilidade MP3/WMA e DVD, entradas auxiliar e USB (incluindo controle total de aparelhos como iPod, iPad e iPho­­ne) e sistema Bluetooth Ucon­­nect com comando de voz.

Vem ainda com apoio de braços central dianteiro deslizante, que também é um porta-objetos bem generoso, além de porta-copos dianteiros com iluminação. A lanterna de emergência no interior do veículo é recarregável e portátil, portanto, pode ser re­­tirada e usada pelo motorista em caso de necessidade. Nos bancos traseiros há pontos de ancoragem para cadeiras infantis (Latch/Iso­­fix). O carro tem, ainda, teto so­­lar elétrico.

O modelo é espaçoso com distância entre-eixos de 2,63 metros. As principais dimensões externas são: 4,44 m de comprimento, 1,81 m de largura (sem os es­­pelhos retrovisores) e 1,71 m de altura (incluindo os racks de teto).

A movimentação na cabine também é facilitada porque o banco dianteiro do passageiro pode ser dobrado para frente. Atrás, o banco é bipartido, reclinável e rebatível. O porta-malas tem capacidade para 458 litros, mas pode passar dos 1.200 litros com os bancos re­­batidos. E o piso da área de carga é removível, o que facilita a limpeza e aumenta o espaço de car­­ga. O Compass também tem ba­­gageiro de teto original.

O modelo da Jeep que chega ao Brasil é produzido na fábrica de Belvidere, em Illinois, nos Estados Unidos. O motor é um 2.0 16V com transmissão automática CVT, que rende 156 cv de potência e 19 kgfm de torque. A montadora investiu US$ 4 milhões para adaptar o propulsor à gasolina brasileira, que contém 22% de etanol. Se­­gundo a fábrica, o Compass roda 9,8 km com um litro de combustível.

O design do modelo procura ser contemporâneo, voltado ao público jovem, de tendências ur­­banas. Mas a Jeep manteve alguns traços típicos da marca no Com­­pass, co­­mo a grade dianteira com sete aber­­turas e a caixa de roda trapezoidal.

O Jeep Compass está disponível nas cores preto e branco (pinturas sólidas), prata, cinza e verde (metálicas) e azul, laranja e vermelho (pe­­rolizadas). O revestimento in­­terno, em tecido, pode ser cinza escuro e bege claro.

A jornalista viajou a convite do Grupo Chrysler.

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