i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
maringá

MEC encontra problema em polos de educação a distância do Cesumar

Cinco polos, em Brasília e Salvador, não estão credenciados junto ao governo. Outros 103 de polos, de quatro instituições de ensino, estão irregulares, segundo o governo

  • PorRenan Colombo
  • 11/02/2010 09:09

Polos irregulares, segundo o MEC

- Centro Universitário de Maringá - Cesumar (Maringá-PR):

1. Polo Salvador, em Salvador-BA

2. Polo Brasília, em Brasília-DF

3. Polo Guará, em Brasília-DF

4. Polo Taguatinga, em Brasília-DF

5. Polo EPTR - Colônia Agrícola Vicente Pires, em Brasília-DF

- Universidade Paulista – UNIP (São Paulo-SP): 76 polos, em 10 estados

- Universidade de Santo Amaro – UNISA (Santo Amaro-SP): 16 polos, em 7 estados

- Universidade Estácio de Sá - Unesa (Rio de Janeiro-RJ): 9 polos, em 3 estados

- Faculdade do Noroeste de Minas - Finom (Paracatu-MG): 2 polos, em 2 estados

O Ministério da Educação (MEC) proibiu o ingresso de novos alunos em cinco polos de educação a distância do Centro Universitário de Maringá (Cesumar). A medida foi anunciada na quarta-feira (10) porque, segundo o MEC, os polos não têm credenciamento para funcionar. Outras quatro instituições de ensino, que somadas mantêm 103 polos, também foram impedidas de acolher estudantes.

Os polos de Cesumar ficam em Salvador-BA (um) e em Brasília-DF (quatro). Os alunos matriculados nesses locais não poderão estudar no primeiro semestre. O MEC estima 50 vagas em cada polo. Segundo o órgão, a medida foi tomada "como meio de evitar prejuízos aos novos estudantes". O Cesumar tem ainda 58 polos de educação a distância, que estão em situação legal. A entidade está credenciada para oferecer essa modalidade de ensino desde 2005.

Os polos funcionam como suporte para que os estudantes cumpram a carga presencial obrigatória nos cursos a distância. Eles precisam ter infraestrutura adequada, com bibliotecas e computadores, por exemplo.

As outras instituições de ensino atingidas são as seguintes: Universidade Paulista (Unip), com sede em São Paulo-SP - 76 polos; Universidade de Santo Amaro (Unisa), com sede em Santo Amaro-SP - 16 polos; Universidade Estácio de Sá (Unesa), com sede no Rio de Janeiro-RJ - 9 polos; e Faculdade do Noroeste de Minas (Finom), com sede em Paracatu-MG - dois polos.

Juntos, os polos irregulares de todas as instituições de ensino receberiam cerca de 10 mil alunos. As entidades têm dez dias para apresentar ao Ministério as medidas que tomaram para corrigir as irregularidades.

O MEC diz que o problema foi constatado pela equipe de supervisão e regulação da secretaria de Educação a Distância. Fiscalizações como essa são frequentes e, desde 2008, já foram feitas em 38 instituições, onde estudam 693,3 mil alunos. O órgão orienta os estudantes a entrar neste link para verificar se o curso que frequentam está em situação legal.

Outro lado

Por meio de nota oficial, o Cesumar afirma que têm autorização para manter os polos de Salvador-BA e Brasília-DF, mas que está trocando de parceiros (já que as unidades são mantidas em parceiros com instituições de ensino locais) e que houve uma falha na comunicação dessa troca ao MEC. Isso fez com que o nome de antigos parceiros seguisse vinculado ao Cesumar.

A nota diz ainda que "não houve por parte do Cesumar a intenção de agir em desconformidade com as determinações legais e atos autorizativos" e que "tal situação em nada maculou a qualidade do ensino ofertado, tendo em vista que as exigências pedagógicas do MEC sempre foram observadas". O Cesumar informa ainda que o processo seletivo dos demais pólos está em andamento.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.