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Confira as mudanças no trânsito de Maringá | Asessoria da Prefeitura de Maringá
Confira as mudanças no trânsito de Maringá| Foto: Asessoria da Prefeitura de Maringá

Ocorrências no trânsito de Maringá

- 2009*

2.443 acidentes sem vítimas2.866 acidentes com vítimas42 acidentes com morte287 atropelamentos43 mortes

*De janeiro à outubro de 2009

- 2008

2.969 acidentes sem vítimas3.583 acidentes com vítimas63 acidentes com morte314 atropelamentos65 mortes

Fonte: Secretaria dos Transportes de Maringá (Setran)

  • Sistema Binário é a aposta da prefeitura de Maringá para desafogar o trânsito da cidade

Após dois meses de várias modificações, o Sistema Binário no trânsito de Maringá deve ser concretizado a partir do próximo dia 17 (domingo), quando terá início a quarta e última etapa de mudanças no sentido das vias. Essa pelo menos é a previsão do secretário municipal dos Transportes, Walter Guerlles. Ele acredita que se as chuvas não atrapalharem, as modificações devem ser concluídas até o início de fevereiro.

"Para janeiro, pretendemos fazer as mudanças de sentido nas avenidas Herval e Duque de Caxias. Já no mês seguinte as alterações serão realizadas nas avenidas São Paulo e Paraná. Durante esse período faremos mudanças na sinalização e trabalhos ostensivos de orientação por parte de agentes", explica. Nesta fase, as duas vias das avenidas Paraná e Herval seguirão na direção Avenida Colombo/Catedral, enquanto as vias das avenidas Duque de Caxias e São Paulo terão todo o tráfego direcionado no sentido Catedral/ Avenida Colombo.

Avaliação

O Sistema Binário é a aposta da prefeitura de Maringá para desafogar o trânsito da cidade, que tem a maior frota proporcional de automóveis do Estado. Conforme estatísticas de outubro do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), são cerca de 217,5 mil veículos para uma população de 335,5 mil habitantes, média de 1,54 moradores para cada carro. Em seguida aparecem: Curitiba (1,62), Londrina (1,93), Ponta Grossa (2,46) e Foz do Iguaçu (2,98).

As mudanças para implantação do sistema tiveram início em 21 novembro do ano passado. Desde então foram realizadas modificações nos sentidos de 23 ruas e avenidas nas regiões do Jardim Universitário e das Zonas 02 e 07. Na opinião de Guerlles, até agora os resultados foram satisfatórios. "Quando há mudanças em costumes, sempre existem dificuldades. Mas avaliamos que as reclamações foram menores do que havíamos previsto".

Durante a apresentação do projeto em novembro, a equipe da Secretaria dos Transportes de Maringá (Setran) havia informado que com a implantação do sistema seria possível cruzar a cidade do Parque do Ingá até a Avenida Colombo, pela Avenida São Paulo, em até três minutos. "Isto deve-se à sincronização perfeita dos semáforos, que permitirá ao motorista atravessar a cidade de norte a sul e vice-versa em poucos minutos a uma velocidade média de 40km/h, por exemplo. A fase de implementação da chamada "onda verde" será realizada em duas etapas de 15 dias cada contemplando as quatro avenidas, e na madrugada de sábado para domingo para não interromper o tráfego", explica o diretor de engenharia de tráfego, Gilberto Purpur.

Outra vantagem dos binários será a possibilidade do motorista virar à esquerda, com a implantação de "agulhas" nos canteiros centrais. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Maringá, serão investidos cerca de R$ 5 milhões de recursos da Prefeitura e do Fundo Municipal de Transportes para a implantação do sistema. Esse valor entrará como contrapartida do município no convênio com o b>Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a revitalização da Avenida Brasil, que é a fase final dos binários.

Guerlles ainda recomenda que durante esse período os condutores devem reforçar a atenção. "O motorista precisa ter muita prudência e lembrar do tempo em que estava na autoescola: é necessário sempre estar atento às placas de sinalização. Se isso for feito, tenho certeza que não teremos problemas". Caso a implantação do binário não atinja os resultados esperados, o vereador Wellington Andrade (RPR) diz que irá apresentar uma proposta de adoção de rodízio de veículos em Maringá. O rodízio seria baseado nos dois números finais das placas e valeria somente para automóveis.

Mudanças no trânsito continuam

As mudanças no trânsito maringaense não estão restritas somente a implantação do Sistema Binário. Outro projeto previsto para esse ano é a revitalização da Avenida Brasil (uma das principais vias da cidade), que deve ocorrer em abril. As obras serão feitas com recursos repassados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A autorização para o empréstimo junto ao BID foi solicitada por meio de mensagem do governo federal ao plenário do Senado, que aprovou o pedido em dezembro do ano passado. A obtenção dos R$ 23 milhões representa parte do financiamento do Programa de Mobilidade Urbana, vinculado ao Procidades. O projeto inclui obras como o rebaixamento da linha férrea e outros investimentos que caracterizam melhoria na mobilidade urbana, para redesenhar o tráfego da cidade.

"O financiamento viabiliza a execução do projeto que busca a criação de uma estrutura para transformar a Avenida Brasil em um corredor prioritário do transporte coletivo urbano no sentido leste-oeste, interligando-a também ao sistema de transporte dos municípios vizinhos de Sarandi e Paiçandu", destaca o comunicado repassado pela prefeitura de Maringá.

Entre as ações previstas na revitalização está a implantação uma canaleta preferencial para o tráfego de ônibus no trajeto da Avenida Brasil situado entre as regiões do Bosque das Grevíleas e da Praça Souza Naves. O financiamento também contempla a execução do sistema binário de vias públicas e o projeto para transposição da Universidade Estadual de Maringá (UEM), interligando o tráfego entre os setores norte e sul da cidade.

Via Expressa

Outra ação já realizada em dezembro foi a liberação da Via Expressa (entre as avenidas Pedro Taques e Tuiuti). O trecho, de 1,8 mil metros, busca aliviar o tráfego das avenidas Colombo, Mauá, Bento Munhoz e Brasil. O secretário de Transportes crê que a Via Expressa está cumprindo seu objetivo. No entanto, ele afirma que ainda serão estudadas outras melhorias. "Estamos com dificuldades em adotar algumas mudanças na Pedro Taques. Precisamos encontrar uma fórmula de aliviar o gargalo que é formado no local", destaca Guerlles.

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