• Carregando...

Dados confirmam informações do Ministério do Trabalho

Um levantamento da Agência de Trabalhador de Maringá mostrou que a oferta de empregos diminuiu na comparação entre o mês de fevereiro de 2008 e o deste ano. Na relação entre os dois períodos, a queda foi de 46%. Mais do que nunca os interessados devem estar preparados para enfrentar a concorrência do mercado de trabalho.

Todo dia a Agência do Trabalhador atende cerca de 400 pessoas, número que permanece praticamente o mesmo desde o ano passado, mas agora eles disputam um número menor de vagas. Em fevereiro de 2008 foram ofertadas 1.747 vagas de trabalho em diversos setores. No mesmo período de 2009 as oportunidades caíram quase que pela metade: 950 vagas.

Pela quinta vez procurando emprego José Carlos Barbieri comenta a situação. "Estou notando o seguinte: tem poucas vagas. Toda vez que venho aqui eu converso com as pessoas e infelizmente as coisas estão devagar", disse.

Uma estratégia adotada pelas pessoas para enfrentar o momento de crise no emprego é não ser muito exigente na escolha do trabalho. Isabel Prochnow reside em Mandaguari, mas garante que se conseguir uma colocação em Maringá não vai recusar. "Esta difícil e onde aparecer (vaga) temos que enfrentar as dificuldades e pegar", disse a desempregada.

Já os restaurantes da cidade estão oferecendo oportunidades para garçom. Diogo, que veio de São Paulo, espera ser contratado, pois possui mão-de-obra qualificada. "Você trabalha de madrugada, tem hora para entrar e não tem hora para sair", disse sobre sua profissão.

A exemplo de Diogo, o que faz a diferença na hora de buscar emprego sem dúvida é a qualificação. Quem se atualiza, faz cursos e treinamentos em área especifica tem mais chances, explicou Maurílio Mangolim, chefe da Agência do Trabalhador de Maringá. "Essa atualização pode ser na área de costura, de carpinteiro, de pedreiro, de mecânico e assim por diante", exemplificou.

Os números apresentados agora confirmam as informações do levantamento mensal do Ministério do Trabalho. O saldo de geração de empregos em Maringá nos dois primeiros meses de 2009 representa apenas 35% do desempenho alcançado no mesmo período de 2008. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados dia 18 de março. O acumulado em janeiro e fevereiro do ano passado somava 2.610 novas vagas de empregos formais na cidade, enquanto que o saldo em 2009 foi de apenas 919.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]