• Carregando...
Com vários serviços reunidos no mesmo local, a feira também dá oportunidade para quem quer cuidar da saúde | Divulgação/Prefeitura de Maringá
Com vários serviços reunidos no mesmo local, a feira também dá oportunidade para quem quer cuidar da saúde| Foto: Divulgação/Prefeitura de Maringá

O estande mais lotado é para tirar carteira de identidade

Moradores de Maringá têm até este domingo (11) para aproveitar os serviços da 66ª edição do Paraná em Ação. São dezenas de serviços gratuitos e centralizados oferecidos para a população. No local, os interessados poderão retirar documentos pessoais, fazer exames médicos, receber orientações sobre saúde preventiva, cortar o cabelo e regularizar situações judiciais A novidade deste ano é o cadastramento do microempresário individual, que já recebeu cerca de 300 pedidos de encaminhamento em Maringá. A feira de serviços do começou nesta sexta-feira (9) e vai até domingo (11) na Universidade Estadual de Maringá (UEM), entre 8h e 17h.

As pessoas que precisam de algum documento ou orientação podem se dirigir diretamente à feira, que está montada no campus da UEM, no estacionamento em frente ao Auditório Ney Marques. Sobre o cadastramento de trabalhadores informais, a intenção é atrair as pessoas que trabalham por conta própria para que visitem o evento e recebam esclarecimento sobre a nova lei, em vigor desde o dia 1º de julho desse ano.

Entre os serviços judiciários estão o divórcio consensual com duas testemunhas, inscrição para casamento coletivo, reconhecimento e dissolução de união estável e registro de filho; solicitação de 1ª e 2° via certidão de nascimento e casamento.

Os exames médicos que vão estar disponíveis são a avaliação física, verificação da pressão arterial, teste de glicemia e de urina, exame preventivo de câncer de colo de útero e de mama; orientações sobre saúde bucal e orientações médicas diversas.

Armas de fogo

O recadastramento de armas de fogo é outro serviço da feira. A iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Recadastramento de Armas. O novo cadastro é obrigatório. Quem possuir uma arma em situação irregular pode responder criminalmente, além de estar sujeito prisão de um a três anos e multa.

Segundo Celso Bassani, responsável pelo estande do recadastramento na feira, o objetivo é oferecer às pessoas, incluindo quem mora em comunidades mais afastadas, a oportunidade de recadastrar suas armas. Para fazer o novo cadastro são necessários os dados do proprietário (CPF e RG), comprovante de residência e da arma: número de série, marca, calibre e país de fabricação e o registro atual, caso tenha. Armas sem registro, como as doadas ou recebidas de herança, também precisam ser regularizadas. Não é necessário levar as armas, somente as informações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]