• Carregando...
Veja que prefeitos recém-empossados nomearam parentes para cargos de secretários |
Veja que prefeitos recém-empossados nomearam parentes para cargos de secretários| Foto:

Boa parte dos novos prefeitos paranaenses iniciou os trabalhos nomeando as pessoas que vão compor os cargos do primeiro escalão nas prefeituras. Os prefeitos de pelo menos 31 municípios do estado nomearam parentes para as secretarias municipais. Na região de Maringá, Noroeste do estado, o prefeito de Marialva, Edgar Silvestre, contratou três familiares para assumir cargos de secretários e outro parente para ficar à frente de uma diretoria. Em Mandaguari, o prefeito reeleito Cyllêneo Pessoas Pereira Júnior, manteve a esposa e a irmã nas secretarias.

O nepotismo na administração pública é uma prática antiga e continua sendo mantida pelos prefeitos eleitos. A contratação de parentes não é ilegal, pois a Súmula Vinculante Nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe o nepotismo nos Três Poderes, deixou uma "brecha" - uma exceção - que possibilita a nomeação de familiares para assumir cargos político de ministros de Estado, secretários estaduais e secretários municipais.

Em Marialva, o prefeito Edgar Silvestre, valeu-se da Súmula Vinculante e nomeou parentes que assumiram as secretarias e um cargo de direção na Prefeitura Municipal. Entre o quadro de nove secretários estão a esposa do prefeito, Maria Ângela Martins Molina, (secretária de Assistência Social); a cunhada, Maria Dolores Rosada (secretária da Educação e Cultura); e o concunhado, Edgar Martins Zucoli (secretário Municipal de Administração). Mas não para por aí, o sobrinho, Flaviano Henrique Martins Rosada, assumiu a direção jurídica da prefeitura.

De acordo o autor das nomeações, três dos parentes já faziam parte do quadro de funcionários da prefeitura na administração passada. Para ele, as contratações não são cabides de empregos familiares. "O Zucoli já foi secretário de Esportes, a Maria Dolores ficou à frente da Secretaria da Administração no início do mandato anterior e o meu sobrinho (Flaviano) foi assessor jurídico da prefeitura. A única que entrou agora foi minha mulher", diz.

Silvestre explicou que a esposa, Maria Ângela, deixou o cargo de diretora do Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza para assumir a Secretaria. "Ela foi cedida pelo estado. Não há prejuízo para o município, pois o salário vai ser pago pelo governo estadual. Ela foi diretora e tem plena condição, capacidade e experiência para ficar com o cargo. Foi um pedido da própria comunidade educacional", afirma.

O prefeito ostentou que todas as nomeações dos parentes foram baseadas no bom trabalho exercido na administração anterior. "São pessoas aptas e com experiência comprovada", ressalta.

Em Mandaguari, distante 15 quilômetros de Marialva, nada mudou. O prefeito reeleito, Cyllêneo Pessoas Pereira Júnior, manteve todos os secretários do município que terminaram o primeiro mandato. A esposa, Clarice Ignácio Pessoa Pereira continua na Secretaria de Ação Social, e a irmã, Anna Christina Castelo Branco Pereira Fortunato, permanece na Procuradoria Jurídica.

O prefeito de Mandaguari foi procurado pela reportagem, mas a assessoria de imprensa informou que o prefeito estava viajando.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]