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Fiscais do Serviço de Defesa e Proteção ao Consumidor (Procon) de Maringá visitaram quatro agências bancárias nesta sexta-feira (17) e todas elas foram multadas. O Procon já havia notificado os bancos e os mesmos já haviam realizado algumas adequações. Mesmo assim, o valor das autuações totalizou R$ 32,5 mil.

A equipe do Procon verificou os aspectos que podem ferir o direito do consumidor, como distribuição correta de senhas, tempo de espera e assentos para deficientes, idosos e gestantes. Segundo a entidade a maioria dos bancos já cumpriu algumas solicitações para melhorar o atendimento ao consumidor, como colocação de assentos para as pessoas que esperam.

Por lei o cliente deve ser atendido em no máximo 20 minutos nos caixas. O banco também deve distribuir senha com o horário de retirada, assim o cliente pode comprovar o tempo de espera na fila. Outra determinação, de uma lei estadual, é que as agências bancárias disponibilizem assentos, no mínimo 15, para pessoas com deficiência.

Em maio o (Procon) visitou nove agências bancárias no Centro de Maringá. A fiscalização multou os bancos visitados em R$ 42,5 mil por não cumprirem o limite de 20 minutos para que cada cliente seja atendido. O maior tempo de espera na fila de um banco verificado pelo Procon foi de 33 minutos. .

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