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Data foi comemorada no sábado

O Dia do Consumidor foi comemorado em Maringá no último sábado (13), com uma feira de serviços na Praça Raposo Tavares. Foi a 5ª edição do evento.

A feira, promovida pelo Sivamar e Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, ofereceu diversos serviços gratuitos, como corte de cabelo, orientações nas áreas de saúde geral e bucal, e coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea.

Ano passado teve 18 mil reclamações

O Procon fechou o ano passado com 18,1 mil reclamações. Cerca de 4,6 mil das quais (o que equivale a 25% do total) eram referentes aos serviço de operadoras de telefonia.

Segundo o coordenador do Procon, Dorival Dias, os principais problemas são faturas com cobranças indevidas e atendimentos telefônicos não concluídos.

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Os moradores de Maringá têm a pouco a comemorar nesta segunda-feira (15), quando é celebrado o Dia do Consumidor. O Procon já aplicou, neste ano, 25 multas a empresas da cidade. As infrações são variadas: filas de banco cujo tempo de espera excede o permitido, cobrança indevida de conta telefônica e serviços contratados, mas não prestados. A maior penalidade totaliza R$ 54 mil, aplicada a um banco da cidade.

O número de atuações, na verdade, é maior, mas o órgão prefere considerar apenas as punições já aplicadas - há casos em que as empresas recorrem e a multa fica a critério da Justiça. No ano passado inteiro, o Procon aplicou cerca de 250 multas, o que dá uma média de 20 por mês. O valor total das autuações chega próximo de R$ 1 milhão.

"A intensificação da fiscalização e das multas tende a amenizar o problema, mas não o resolve de forma definitiva", diz o coordenador de pesquisa e estatística do Procon, Antônio Carlos Faria.

Ele diz que a entidade procura se reunir com as empresas, de forma a sensibilizá-las, e que as conversas rendem frutos. Como exemplo, Faria cita uma operadora de telefonia que se comprometeu a abrir uma loja especialmente para atender os consumidores com problemas - seria a primeira loja do gênero fora de uma capital.

Mais de mil reclamações no ano

Nos dois primeiros meses do ano, o Procon registrou mais de 1,1 mil reclamações - as informações referentes à março ainda não estão contabilizadas. Faria afirma que esse número tende a subir bastante conforme a chegada de datas festivas, como Dia das Mães (maio), Dia dos Namorados (junho) e Dia dos Pais (agosto), quando o consumo cresce e, em consequência, os problemas também.

As liquidações de começo de ano, por exemplo, elevaram em 50% o volume de queixas registradas no órgão. O número de pessoas atendidas diariamente passou de 90 a 100 para aproximadamente 160.

Serviço

O Procon de Maringá fica na rua Arthur Thomas, 806, nas proximidades da Prefeitura. O órgão funciona entre 8h e 18h, de segunda a sexta-feira. Mais informações são fornecidas pelo telefone 44 3293-8150.

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