• Carregando...

Seis presos fugiram, na tarde desta quarta-feira (27), da delegacia de São João do Ivaí, cidade de 11 mil habitantes a pouco mais de 100 quilômetros de Maringá. Dois dos fugitivos já haviam recebido sentença da Justiça e, portanto, deveriam estar em alguma unidade penitenciária. A cadeia tem capacidade para receber 30 presos e abrigava 24.

Os fugitivos abriram um buraco na parede de uma sala da delegacia, tendo acesso ao telhado. Então desceram até o pátio, pularam um muro e chegaram à rua. A Polícia Civil não sabe precisar que instrumentos eles usaram para abrir o buraco, mas desconfia que sejam barras de ferro retiradas da própria parede, que tem cerca de 15 centímetros de espessura.

O funcionário que estava trabalhando no momento da fuga viu por uma câmera de segurança que monitora o lado de fora da cadeia os presos fugindo. Assim, impediu a fuga dos demais - segundo o delegado Jorge Barbosa, havia uma fila de internos esperando para também escapar.

Barbosa acredita que o buraco tenha sido aberto no fim de semana, pois é quando os presos têm acesso à sala pela qual saíram. Na sexta-feira da semana passada, a câmera de segurança que monitora o local foi quebrada, o que impediu a descoberta do buraco. Além disso, segundo Barbosa, os internos cobriram o vão com papel higiênico e sabão, impedindo a sua visualização.

A delegacia tem seis funcionários, sendo quatro da própria Polícia Civil (uma escrivã, dois investigadores e o delegado) e dois cedidos pela Prefeitura (o carcereiro e um funcionário administrativo). Barbosa diz que um dos investigadores está em férias, o que compromete ainda mais o trabalho. "Falta gente", reconhece. A carência de funcionários atinge grande parte das penitenciárias do estado, como mostrou recente reportagem da Gazeta do Povo.

Os policiais de São João do Ivaí comunicaram a fuga aos colegas dos municípios vizinhos, mas, até as 18h desta quarta-feira (27), nenhum detento havia sido recuperado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]