• Carregando...

A paralisação dos bancários chega ao 13º dia em Maringá com apenas as agências do Bradesco abertas. Depois da adesão dos funcionários do Banco do Brasil na quinta-feira (7), o Sindicato dos Bancáriosconseguiu derrubar no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) o interdito proibitório que permitia a reabertura das agências do Itaú e do HSBC.

Apesar de permitir a abertura das agências durante a paralisação, o interdito proibitório não obriga os funcionários a voltar ao trabalho. Mas, no caso dos bancos privados, a abertura das agências acabava forçando o retorno dos trabalhadores, com o temor de represálias e demissões. "Esta foi uma grande vitória do movimento sindical", avaliou o presidente do sindicato, Claudecir de Souza, em entrevista ao site do grupo.

Fim da greve volta a ser discutido nesta segunda

Após a rejeição da nova proposta apresentada pelos bancos no sábado (8) , o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) voltaram a negociar as reivindicações dos bancários nesta segunda-feira (11), em São Paulo.

O sindicato da categoria disse que, após a rodada com a Fenaban nesta segunda, o Comando Nacional se reunirá com as direções do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para retomar as negociações das reivindicações específicas.

"O Comando Nacional orienta todos os sindicatos a manterem e ampliarem a greve na segunda-feira, para forçar os bancos a melhorarem a proposta", informou no sábado a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), em comunicado.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Maringá, a nova proposta será avaliada na tarde desta segunda (11) pelos bancários da região noroeste do Paraná. "Se a proposta realmente contemplar os anseios da nossa categoria, é provável que ela [a greve] termine", afirmou Souza para a reportagem da RPC TV Maringá.

Proposta rejeitada

Os bancários rejeitaram uma proposta anterior no sábado (9). Os bancos ofereceram reajuste de 9,82% para o piso salarial da categoria; 6,5% de aumento para quem ganha até R$ 4,1 mil; e um valor fixo de R$ 266,50 para os salários superiores a esse valor. Entretanto, a correção proposta foi inferior aos 11% reivindicados pelos bancários.

A principal reivindicação da classe é o reajuste salarial. Segundo o sindicato, a classe patronal apresentou proposta de reposição salarial de 4,29%, que corrige apenas a inflação do período, e não dá ganho real. A categoria reivindica 11%. "Além disso, pedimos a contratação de mais funcionários, fim do assédio moral e fim das metas abusivas", afirmou Souza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]