• Carregando...

Os moradores de sete municípios da região dos Campos Gerais do Paraná, que na noite do dia 4 de janeiro sentiram o tremor de 4.3 pontos na escala Richter, responderão a um questionário Macrossísmico que busca obter, entre outras, informações sobre o impacto físico e psicológico sobre população afetada.

A aplicação do questionário possibilitará o estudo sobre o tremor que será realizado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília - UnB. A informação foi divulgada no site da Defesa Civil do Paraná.

A intenção seria a de identificar, com maior precisão, o comportamento e os reflexos do tremor que foi detectado pelos equipamentos naquela noite. Não se trata de uma pesquisa específica para esse evento, mas sim, de um procedimento que colabora com informações que desenvolvem e aprimoram os estudos científicos sobre o assunto no país.

Questionário

Bombeiros e agentes da Defesa Civil visitarão, a partir dos próximos dias, algumas pessoas realizando o preenchimento de um questionário que possui questões que avaliam se houve movimentação de móveis, tremor nos vidros, entre outras sensações percebidas pelos moradores.

A avaliação também contempla se a pessoa sentiu medo, desespero ou ficou indiferente em relação ao evento. Essas informações serão repassadas ao Observatório Sismológico da Universidade de Brasília.

Participação

A Defesa Civil orienta a população para que participe da pesquisa fornecendo os dados com o máximo de veracidade possível pois, somente dessa forma, a precisão dos estudos será útil à ciência atestando a validade do levantamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]