• Carregando...

As fortes chuvas que atingiram o estado do Paraná no início desta semana já afetaram 3.166 pessoas em 18 cidades, de acordo com boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Pelo menos 778 residências foram danificadas e 51 destruídas, deixando 270 pessoas desalojadas (vão para casa de parente) e 95 desabrigadas (vão para abrigos públicos). Outras nove pessoas ficaram feridas e duas morreram – uma menina que foi arrastada por um córrego em Almirante Tamandaré e um homem que estava em um barco no Rio Barigui. Neste caso, ainda há um homem desaparecido.

De acordo com o major Samuel Prestes, do Grupo Ostensivo de Socorro Tático (Gost), do Corpo de Bombeiros, as buscas por Rafael Esteves Fernandes foram ampliadas também para o Rio Iguaçu. Fernandes estava em um barco com Josnei Alci Louback e tentavam auxiliar no resgate de pessoas atingidas pela chuva quando ele virou com a força da água.

O major explica que, nesta quinta-feira (17), os bombeiros se concentraram em obras no Rio Barigui, no trecho entre a ponte da Caximba até ele desaguar no Rio Iguaçu. Já neste rio as buscas se estenderam até o Guajubira, já em Araucária, na região metropolitana. Além disso, outra equipe trabalha em terra, monitorando as margens dos rios. Até as 18h30 desta quinta, nada foi encontrado. As buscas serão retomadas na manhã de sexta-feira (18).

Sem casa

Em Campo Largo, a Defesa Civil interditou permanentemente 11 casas no Jardim Santa Ângela, no bairro Ferraria,por causa do risco iminente de deslizamentos no local. Três dessas famílias, cerca de 12 pessoas, estão em dois abrigos cedidos pela prefeitura. As outras oito famílias, cerca de 25 pessoas, foram para casa de amigos e parentes.

O coordenador da Defesa Civil em Campo Largo, Nivaldo Guerin, conta que a área onde as famílias estavam fica próxima a um morro alto, onde já vinha ocorrendo deslizamentos desde dezembro de 2010. "Nós temos um mapeamento das áreas de risco e depois da chuva forte desta semana, estamos vistoriando os locais mais uma vez, para analisar onde será necessário realizar a interdição", comenta Guerin.

Essas e outras 49 famílias do bairro vão ser realocadas para uma nova área, em um projeto de habitação popular da cidade. De acordo com Ari José Stroparao, diretor de assistência social da prefeitura de Campo Largo, as obras das casas devem começar em até 45 dias.

Guerin conta que as casas que serão desocupadas devem ser destruídas, a área será isolada e árvores serão plantadas no local. Além disso, 50 famílias do Jardim Itaqui, que é atingido por alagamentos, devem ser realocadas nos próximos programas habitacionais da prefeitura.

A Defesa Civil de Almirante Tamandarétambém interditou 52 casas na cidade. De acordo com Luis Carlos Teixeira, da Defesa Civil do município, 50 casas já foram liberadas. Elas passaram por avaliação e engenheiros emitiram laudos sobre os estragos. Em alguns casos, é preciso fazer reparos. As duas casas que não foram liberadas ficam no bairro Vila Marta. Segundo Teixeira, essas pessoas terão de se mudar porque não há condições de continuarem vivendo no local, que é constantemente alagado.

Ainda de acordo com Teixeira, seis casas foram totalmente destruídas no município. Já a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil tem registros de 518 casas danificadas e 50 destruídas entre segunda (14) e quarta-feira (16).

Cidades

As cidades afetadas pelas chuvas no Paraná são Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Curitiba, Guaraqueçaba, Guaratuba, Irati, Londrina, Maringá, Matinhos, Paranaguá, Prudentópolis, Querência do Norte, Rio Branco do Sul e União da Vitória.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]