• Carregando...

Nove pessoas morreram vítimas de soterramento em decorrência da chuva que atingiu o estado de São Paulo na sexta-feira (1º).

Cinco pessoas de uma mesma família foram vítimas de um deslizamento de terra na cidade de Cunha, a 231 quilômetros da capital paulista. Uma mulher de 41 anos foi resgatada com vida e seu estado de saúde é considerado estável. O filho dela de 15 anos ainda está desaparecido no local soterrado. Técnicos da Defesa Civil da cidade fazem buscas no local atingido na tentativa de encontrar o garoto.

Em Guararema, na Grande São Paulo, já foram localizados quatro corpos, entre a manhã e o início da tarde deste sábado (2), de pessoas que haviam sido soterradas na sexta-feira, no bairro Ipiranga, segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura da cidade. Entre os mortos estão um senhor de 70 anos, um homem de 45 anos, uma mulher de 22 anos e um garoto de 10 anos.

Segundo o sargento Mário César, dos Bombeiros de Mogi das Cruzes, unidade que atende o município de Guararema, duas pessoas foram resgatadas com vida do local na noite de sexta, mas não há informações sobre idade e sexo das vítimas. A informação inicial que chegou aos Bombeiros na sexta-feira era que cinco pessoas haviam sido vítimas do soterramento, mas, ao chegar ao local, a corporação constatou que seriam seis vítimas.

De acordo com a prefeitura da cidade, as famílias desalojadas foram levadas para um abrigo na Escola Municipal Padre Cornélio. A prefeitura pede que as pessoas que quiserem colaborar com doações de alimentos procurem a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania pelo telefone (11) 4693-2213.

Cunha

A única sobrevivente do soterramento em Cunha, Alice Moron Silva, de 41 anos, está internada num hospital de Guaratinguetá, a 187 quilômetros de São Paulo. Ela sofreu várias fraturas e passou por uma cirurgia no abdômen. No soterramento, a vítima perdeu o pai, a mãe, a irmã, o marido e a filha. A família mora em São Paulo e passava o Ano Novo num sítio em Cunha. Os cinco corpos devem ser retirados do local neste sábado e serão levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Guaratinguetá, segundo informações da prefeitura de Cunha.

Helicópteros do Exército e da Polícia Militar foram acionados para ajudar as vítimas do temporal na região do Vale do Paraíba, pois as equipes de resgate da Defesa Civil e dos Bombeiros estão tendo muita dificuldade para chegar aos locais onde ocorreram os soterramentos devido aos estragos causados pela chuva que estão impedindo o acesso às estradas. A cidade está isolada. A Defesa Civil procura trilhas na zona rural do município para poder facilitar o deslocamento dos moradores.

Cunha tem uma grande extensão territorial, 1.407 quilômetros quadrados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maior parte da população, cerca de 13 mil habitantes, vive na Zona Rural. Outros 12 mil moram na parte urbana, segundo informações da prefeitura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]