• Carregando...

A descoberta de mais um corpo na manhã deste sábado (2) elevou para 20 o número de mortos num soterramento na Praia do Bananal, na Ilha Grande, em Angra dos Reis no Rio de Janeiro. Os trabalhos de resgate no entorno da pousada Sankay entraram pela madrugada. Desde quarta-feira (30), as chuvas no estado do Rio de Janeiro provocaram a morte de 53 pessoas, 31 delas em Angra.

Também neste sábado, às 7h, a Defesa Civil retomou as buscas no Morro da Carioca, na região central de Angra. No local, onze pessoas morreram. Ao menos cinquenta homens da Defesa Civil estão envolvidos nos esforços de resgate. Oito corpos já foram retirados do morro, mas três, apesar de já localizados, estão numa área de difícil acesso e só devem ser retirados na manhã deste sábado.

IML de Angra recebe corpos

Os corpos que foram identificados pelos moradores das localidades estão sendo levados para o Instituto Médico Legal de Angra dos Reis. Os que ainda necessitam de identificação seguem para o IML do Rio, que montou um esquema especial para receber os corpos e os familiares das vítimas.

O auditório e duas salas do prédio estão reservados para o trabalho, que conta com três enfermeiros e dois psicólogos, além de um psiquiatra e quatro assistentes sociais, para atender os familiares das vítimas.

Filha de donos da pousada também morreu soterrada em Angra

Os proprietários da pousada Sankay ouviram o barulho do deslizamento que atingiu a Enseada do Bananal, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio, e escaparam a tempo. Mas eles não conseguiram avisar a própria filha, Yumi Faraci, de 18 anos. Ela morreu soterrada.

Yumi era apaixonada por música e mantinha na internet uma página pessoal. Além disso, cursava arquitetura e urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela é uma das 30 vítimas da tragédia, segundo balanço do governo do estado, divulgado na noite desta sexta-feira (1°).

Criança e adolescente estão entre vítimas

Oito corpos de vítimas do deslizamento de terra na Ilha Grande chegaram na tarde desta sexta-feira (1º) ao Instituto Médico Legal (IML) do Rio. Entre as vítimas estão três homens, três mulheres, um menino de cerca de 4 anos e uma menina de aparentemente 13.

O IML teve sua equipe reforçada para o reconhecimento das vítimas da tragédia em Angra dos Reis. Dos 20 profissionais extras, seis são médicos legistas.

O vice-governador Luiz Fernando Pezão acredita que o quadro final dessa tragédia "será muito triste", pois, além da pousada, no entorno havia uma série de casas ocupadas por veranistas. Segundo ele, um estaleiro da região vai mandar equipamento para a Praia do Bananal para auxiliar na retirada dos escombros.

O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, fez um apelo: "Entendemos que as pessoas queiram saber notícias, mas ninguém deve vir à Ilha Grande neste momento para não atrapalhar as buscas".

Uma equipe formada por mais de cem homens, entre eles funcionários da Defesa Civil, bombeiros e integrantes da Capitania dos Portos, está na Praia do Bananal.

O prefeito da cidade, Tuca Jordão, decretou luto por três dias e cancelou toda a programação do final de ano, entre elas a tradicional procissão marítima que aconteceria nesta sexta. A festa pelos 508 anos de Angra, que seria comemorada no próximo dia 6, também foi cancelada.

Para informações sobre Angra, a Defesa Civil municipal disponibiliza os seguintes telefones: (24) 3377-7991 / 3777-7480.

Chuva mata 53 pessoas no estado

As chuvas causaram 53 mortes no estado desde o dia 30 de dezembro. Além das 31 em Angra, foram 22 mortes no resto do estado. Destas, segundo dados da Defesa Civil, cinco foram na Praça Seca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste; três em Quintino, três em Vaz Lobo, no subúrbio; quatro em Magé (entre elas as de um casal de idosos), uma em Duque de Caxias, duas em São João de Meriti e duas em Belford Roxo, na Baixada Fluminense; e duas em Niterói, na Região Metropolitana.

As primeiras informações atribuíam as mortes de Quintino a Cascadura, mas a Defesa Civil estadual considera que as mortes ocorreram em Quintino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]