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O trânsito está mais lento nos últimos dias na Avenida Sete de Setembro, próximo à estação-tubo Alferes Poli, no Centro de Curitiba. Os pontos de embarque e desembarque estão desativados temporariamente desde a última segunda-feira para obras de implantação do Ligeirão Norte, que vai operar entre as estações Bento Viana e o Terminal Santa Cândida. Outras seis estações ao longo do trajeto estão interditadas para adequações.

Com o bloqueio da Alferes Poli, os biarticulados estão sendo desviados das canaletas para as ruas. A alteração causa impacto direto no trânsito, gerando lentidão, principalmente nos horários de pico. Para a Urbs, que administra o sistema de transporte coletivo na capital, a interdição dos tubos e o desvio dos biarticulados são um mal necessário. A empresa explica que não há outras alternativas de circulação para os expressos.

Aos motoristas, a orientação é para que, sempre que possível, optem pelas avenidas paralelas – a Visconde de Guarapuava e a Silva Jardim. Já os usuários do transporte coletivo terão de recorrer a outras estações mais próximas: a Eufrásio Correia e a Oswaldo Cruz.

Outras interdições

Os trabalhos de adequação nos tubos começaram em maio do ano passado. Além da Alferes Poli, outras seis estações estão fora de operação: Fernando de Noronha, Holanda e Bom Jesus (na Avenida Paraná); Constantino Marochi e Passeio Público (na Avenida João Gualberto); e Coronel Dulcídio (na Sete de Setembro). As adequações nos tubos destas estações devem ser concluídas gradativamente, até 25 de fevereiro.

Os trabalhos na Alferes Poli devem se estender pelos próximos 90 dias. Em abril vence o prazo inicial estimado pela Urbs para a conclusão das adequações em todos os tubos do trajeto do Ligeirão Norte. Apesar disso, outras oito estações ainda passarão pelas obras após o fim do prazo inicial. A obra está orçada em R$ 10 milhões.

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