Muçulmanos, italianos, espanhóis, franceses, japoneses e chineses já foram retratados na coleção Povos e Civilizações da Editora Contexto. Agora chegou a vez dos americanos. O livro do historiador Antonio Pedro Tota rastreia as origens, costumes e paradoxos desta nação desde o século 16, com a chegada dos primeiros ingleses ao continente, até a eleição de Barack Obama. Fala ainda do expansionismo, dos anos dourados, das guerras, dos escândalos, do jazz e da fábrica de cinema hollywoodiana.
A obra está dividida em 11 capítulos cronológicos: começa com a origem dos americanos, abordando a ascendência inglesa e o surgimento do país. O autor explica a experiência republicana e os passos para a criação de um governo nacional.
Na quarta parte do livro, Tota fala do "renascimento" a partir do fim da Guerra de Secessão. Os Estados Unidos deixaram de ser apenas um país agrário para se tornarem uma potência industrial. Há ainda a história dos momentos dramáticos do século 20, das duas guerras mundiais e de como os americanos enfrentaram a depressão dos anos 1920. A Guerra Fria e o conflito no Vietnã, além da história de todos os presidentes americanos, foram assuntos abordados no final da obra.
Serviço:
Os americanos Texto de Antonio Pedro Tota. Editora Contexto. R$ 47.



