• Carregando...

Dois dos os quatro binários (ruas paralelas com sentidos opostos) previstos para serem concluídos neste mês em Curitiba, sofrerão atrasos nas obras. Como mostra uma reportagem da Gazeta do Povo desta sexta-feira (11), a Ligação Capão da Imbuia-Hauer só ficará totalmente concluída dentro de cinco meses, com a construção de uma nova trincheira sob a BR-277. O Binário da Avenida Brasília, no Novo Mundo, será concluído apenas em junho. Segundo a reportagem, as obras de pavimentação, drenagem e calçamento no local estão dando mais trabalho do que era previsto no projeto inicial. Já os binários Mário Tourinho (Campina do Siqueira) e Santa Bernadethe (Fanny) ficam prontos até o fim do mês, conforme o previsto.

O coordenador do Programa de Transporte Urbano da prefeitura, Wilson Justus, explicou que o atraso para o início da construção da trincheira na BR-277 deve-se ao fato de tratar-se de um trecho de rodovia federal, delegado ao estado e concedido a uma concessionária de pedágio – a Ecovia. "Isto envolve todo um trâmite jurídico. Quando as obras chegaram no ponto em que a trincheira deveria ser iniciada, sentamos com a Ecovia para resolvermos a questão", diz.

Minuta

Segundo a Ecovia, um documento de autorização para as obras já foi enviado à prefeitura no início de abril. Faltaria apenas a anuência do poder público municipal aos termos do acordo. "Na semana passada, finalizamos a minuta e até o fim do mês as obras da trincheira devem ser iniciadas", garante Justus. Segundo ele, este é o melhor momento para realizar a intervenção, pois, no período anterior a 1.° de maio, o movimento na rodovia é maior. A previsão é de que a trincheira leve quatro meses para ser finalizada.

Foram investidos R$ 9,7 milhões pela prefeitura e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na Ligação Capão da Imbuia-Hauer – uma intervenção que passa por cinco bairros e promove uma ligação da região leste com a sudeste da cidade. Cerca de 75% das obras já estão concluídas. Além da nova trincheira, ainda serão feitas cerca de 400 rampas e o plantio de 600 árvores na região.Leia mais sobre os binários na edição desta sexta-feira (11) da Gazeta do Povo (conteúdo exclusivo para assinantes)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]