• Carregando...
Achocolatados, biscoitos recheados, gelatina, salgadinhos, bolinhos e bebidas à base de soja foram reprovados nas pesquisas | Marcelo Elias/Gazeta do Povo
Achocolatados, biscoitos recheados, gelatina, salgadinhos, bolinhos e bebidas à base de soja foram reprovados nas pesquisas| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo

Uma notícia divulgada na semana passada assustou pais que têm filhos pequenos e aumentou a dúvida sobre alimentação infantil. Quatro marcas de gelatina comercializadas no Brasil foram contraindicadas para crianças. Análise da Pro Teste Associação de Consumidores encontrou açúcar em excesso e a presença do corante artificial amarelo crepúsculo – proibido na Europa por estar associado à hiperatividade. Duas marcas voltadas ao público infantil, além de açúcar, apresentaram a adição de edulcorantes (adoçantes), que não devem ser consumidos por crianças.

Mas não é só a gelatina que está sendo condenada por associações como a Pro Teste e o Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (Idec). Outros alimentos consumidos em grande quantidade por crianças apresentaram problemas. Fazem parte desse grupo os salgadinhos, biscoitos recheados, cereais matinais, achocolatados e até produtos considerados saudáveis pelos pais, como iogurtes e bebidas à base de soja.

Pesquisa do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) descobriu que várias marcas de salgadinhos e bolinhos apresentaram teores nutricionais até 100% acima dos declarados na embalagem. E níveis de sacarose e gorduras acima do recomendado ao público infantil.

Prático e rápido

Para a nutricionista Juliane Garcia, não há como negar a praticidade dos produtos industrializados. Prontos ou semiprontos, são de consumo rápido e têm prazo de validade maior. Porém, não compensam os prejuízos que causam à saúde a longo prazo. "Durante a infância, a massa óssea está se formando, e o organismo se desenvolvendo. Para que esses processos ocorram, precisamos de nutrientes. O excesso de aditivos, açúcares e gorduras, além de suprimir o crescimento das crianças, ainda causa obesidade, hipertensão e hiperatividade", explica.

O pediatra e homeopata Cícero Alaor Kluppel afirma que não existe comprovação científica de que os adoçantes façam mal, mas acredita-se que, em grandes quantidades, possam provocar alterações neurológicas. "Uma quantidade pequena de aspartame adoça muito, por isso torna-se difícil atingir a dose tóxica. Já a dose máxima de ciclamato de sódio é de 11 miligramas por quilo. Se uma criança tomar uma lata de refrigerante, que tem cerca de 200 miligramas do adoçante, e consumir mais algum produto diet, corre o risco de se intoxicar", explica.

Bom senso e olhar crítico são fundamentais para garantir uma alimentação saudável aos filhos, já que nem mesmo os rótulos são totalmente confiáveis. O pediatra Cícero Kluppel alerta sobre as armadilhas de algumas embalagens. "A gordura trans de muitos alimentos está sendo substituída pelo óleo de palma. Embora menos prejudicial, este óleo causa a descalcificação dos ossos. Já os probióticos nem sempre cumprem o que prometem. Muitos não conseguem atravessar a barreira do estômago. Por isso, não trazem benefício algum", exemplifica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]