i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Religião

Papa Francisco e jornada se tornam destaque no Corpus Christi

Cerca de 120 mil pessoas comparem à tradicional procissão do calendário católico

  • PorJônatas Dias Lima
  • 30/05/2013 21:05
Detalhe da decoração de Corpus Christi, no Centro de Curitiba. Evento mobiliza comunidades | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Detalhe da decoração de Corpus Christi, no Centro de Curitiba. Evento mobiliza comunidades| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A Jornada Mundial da Ju­­ven­­tude e o papa Francisco ganharam destaque na festividade de Corpus Christi, celebrada ontem, no Centro da cidade, com a participação de aproximadamente 120 mil pessoas, segundo a Polícia Militar.

Os dois assuntos apareceram em vários tapetes montados ao longo do trajeto de 1,7 mil metros, entre a Catedral e a Praça Nossa Senhora de Salete. Durante a homilia, o arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, também falou sobre o evento e a visita do pontífice ao país, em julho. Ao final de cerimônia houve breve show do padre Reginaldo Manzotti.

A festa de Corpus Christi é celebrada pela Igreja Católica para enfatizar a presença de Jesus na hóstia consagrada. A maior parte dos tradicionais tapetes exibem desenhos de cordeiros, cálices e outros símbolos que remetem à Eucaristia. Estima-se que 2 mil voluntários tenham participado da produção dos tapetes.

Fiéis

A estudante Aline Guedes, 15 anos, chegou à Avenida Cândido de Abreu às 7 da manhã, acompanhada de outras 40 pessoas de sua comunidade, a Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho. "É a primeira vez que participo. É bom ver tanta gente de paróquias diferentes, todas juntas", diz.

O advogado Cristóvan Ziemer, 31, não chegou a montar tapetes, mas fez questão de ir à missa com a família. "Acreditamos que Cristo está presente na hóstia consagrada", testemunha.

Jornada

Em entrevista coletiva, dom Moacyr lembrou que este é um ano em que a Igreja têm se dedicado de modo especial à juventude, em função da Jornada, que ocorrerá pela primeira vez no Brasil, em julho, no Rio de Janeiro, com a presença do pontífice. Falou da Semana Missionária, período que antecede o evento, no qual os jovens estrangeiros vão para outras cidades do país.

Curitiba será uma das sedes da "Semana". A arquidiocese está em campanha para garantir hospedagem aos que virão. "O número de jovens que virá é imprevisível. Precisamos de famílias generosas que se ponham à disposição para acolher os peregrinos que chegarão à nossa cidade", disse Vitti.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.