Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Irregularidades

Para PF, operação mostra que no país a lei é para todos

O superintendente da Polícia Federal no Paraná, Mauricio Valeixo Xavier, afirmou que o tamanho da operação é proporcional ao dano ambiental causado na região Centro-Sul do Paraná. Nos últimos dez anos, os orgãos ambientais federal e estadual teriam aplicado R$ 1 bilhão em multas, sem que a sanção econômica tenha surtido real efeito para inibir o desmatamento, diz Valeixo. "Não é uma atitude política, é uma ação policial e que será mantida enquanto persistirem os casos de crimes ambientais na região", indica. As prisões têm efeito simbólico também, explica o superintendente, porque demonstram que o estado está efetivamente preocupado com as questões ambientais e que a lei vale para todas as pessoas. Ele ressalta que não é um caso de perseguição aos madeireiros, mas sim a pessoas que agem irregularmente e prejudicam, assim, empresários e funcionários que trabalham dentro da lei.

O superintendente estadual do Ibama, José Álvaro Carneiro, também rechaça qualquer associação entre a força-tarefa e qualquer motivação política. Ele reforça que a área de fiscalização foi definida com base em um estudo científico de áreas ameaçadas. "Muitas pessoas não têm ideia do senso de cumprimento de dever. Mas estamos apenas fazendo o que se espera de um órgão ambiental. Recolhemos provas e indícios. Também estranharam o fato de mudarmos o foco. O objetivo não é pegar o indivíduo, explorado na miséria, que corta a madeira nas fazendas. Mas sim quem ganha muito dinheiro com isso. Então se priorizou os agentes que financiam o desmate e os que compram os produtos ilegais", diz. Carneiro assumiu o cargo em julho do ano passado e diz não ter pretensões políticas. Reconhece que é, sim, indicado por um partido político – no caso, o PT –, como acontece na maioria dos casos de chefia de órgãos públicos. Mas fez questão de frisar que tem mais de duas décadas de envolvimento com organizações ambientais e que trabalhou numa empresa de cartografia especializada em imagens de satélite.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.