• Carregando...

A arrecadação e distribuição de medicamentos para pacientes carentes de Umuarama e um equipamento que determina a idade gestacional de bebês prematuros em Curitiba (FootScanAge) também figuraram entre os finalistas do 3.° Prêmio Fundação Banco do Brasil (FBB) de Tecnologia Social.

A Farmácia da Partilha funciona há nove anos por meio de uma parceria entre a Associação Paranaense de Ensino e Cultura e o departamento de Farmácia da Universidade Paranaense (Unipar). Moradores cadastrados que não podem pagar pelos remédios prescritos podem retirá-los gratuitamente na farmácia. Basta apresentar a receita médica. "É uma forma de evitar a automedicação", diz o coordenador do curso na Unipar, Arquimedes Gasparotto. Os alunos de Farmácia ainda ensinam os pacientes a forma correta de tomar os medicamentos e mantêm uma ficha médica atualizada de cada usuário na farmácia.

Já o FootScanAge foi criado com o objetivo de aumentar a sobrevida de bebês prematuros pela doutora em Informática, Olga Pereira Bellon, e a médica neonatalogista Mônica Cat, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A técnica consiste na retirada de uma espécie de "impressão digital" da planta dos pés do bebê logo que ele nasce.

Em seguida, o borrão é digitalizado e são extraídos dados como curvatura, largura e altura. Posteriormente isso é comparado com imagens arquivadas em um banco de dados, ajudando a determinar a idade gestacional correta. O FootScanAge foi desenvolvido em software livre e pode ser adquirido gratuitamente por hospitais públicos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]