• Carregando...
Eclipse pode ser visto em Curitiba desde o fim da tarde e começo da noite | Ivonaldo Alexandre / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Eclipse pode ser visto em Curitiba desde o fim da tarde e começo da noite| Foto: Ivonaldo Alexandre / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Os paranaenses puderam assistir a alguns instantes do eclipse total da Lua , nesta quarta-feira (15). O fenômeno ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, com nosso planeta no meio. Às 18h30, ainda era possível observar, a olho nu, alguns minutos do fim do eclipse que começou a ser visto no Brasil por volta das 17h30 (horário de Brasília).

O eclipse completo só foi visto no Sul da África e na região do Oceano Pacífico. Pela manhã, o físico-astrônomo Dietmar William Foryta, do departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), alertou que a nebulosidade em alguns locais poderia dificultar a visualização do fenômeno. Mas em Curitiba, a ausência de nuvens possibilitou que o eclipse fosse visto em diversos pontos da cidade.

Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a nebulosidade principalmente na região Leste do estado, dos Campos Gerais ao Litoral, pode ter dificultado a visualização do fenômeno em alguns pontos do estado.

Uma alternativa para quem quis acompanhar o eclipse foi a transmissão que o Google fez pela página do site youtube. Pelo canal do Google foi possível acompanhar o eclipse ao vivo, mas a grande quantidade de acessos congestionou o site por volta das 16h, o que exigiu paciência dos internautas que desejaram ver as imagens.

Segundo Foryta, a Lua entraria na penumbra por volta das 14h30 (horário de Brasília) e ficaria totalmente encoberta às 16h22. Esses momentos não puderam ser vistos no Brasil.

O fim do eclipse total ocorreu por volta das 18h02 e o fenômeno pode ser visto pouco antes desse horário. A Lua ficou parcialmente encoberta até as 19h e o eclipse terminou pouco antes das 20 horas.

Este é um dos dois eclipses lunares deste ano, mas o único que será visível para os brasileiros. O outro ocorrerá em dezembro. Além destes, teremos ainda dois eclipses solares, um em 1º de julho e outro em 25 de novembro. O próximo eclipse lunar que poderá ser visto no Brasil por completo está previsto apenas para setembro de 2015.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]