• Carregando...

São Paulo – O senador Jefferson Peres (PDT-AM) será o candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) à Presidência. O acordo foi fechado ontem, em consultas feitas entre os membros da Executiva do partido. A entrada de Peres na chapa reduz as tensões dentro do PDT, pois uma ala se opunha à candidatura de Cristovam.

Logo após a confirmação de Peres como vice, o candidato pedetista, que foi filiado ao PT e ministro da Educação de Lula, voltou a criticar o presidente. Cristovam Buarque disse, em Belo Horizonte, que teme que o petista caia numa "tentação autoritária", caso seja reeleito no primeiro turno com uma grande margem de votos.

Medo

O "medo" de Buarque é que Lula, num eventual segundo mandato, sem maioria no Congresso, passe a falar "diretamente ao povo", ignorando o Legislativo.

"Esse é meu medo. Porque, se ele for eleito no primeiro turno com uma votação muito expressiva e, ao mesmo tempo, nós tivermos um Congresso em que ele vai ser minoritário, como tudo indica, eu temo pelas instituições democráticas", disse.

Buarque afirmou acreditar que, atualmente, a probabilidade maior é que Lula seja reeleito. "Temo a tentação de qualquer pessoa que tenha 50, 60 milhões de votos, sentindo o povo nas suas mãos e não tem votos no Congresso, de passar por cima do Congresso, de começar a convocar plebiscitos, de falar diretamente ao povo. Sobretudo, quando a gente tem um Congresso desmoralizado, que facilitaria ainda mais o papel dele, um gesto autoritário."

O senador participaria na noite de ontem da convenção estadual do partido, na Câmara da capital mineira.

Os pedetistas mineiros ofereceriam o nome do empresário Omar Peres para a vaga de candidato a vice-presidente na chapa. Peres, ex-secretário de Indústria e Comércio do Estado no governo Itamar Franco (1999-2002), no entanto, enfrentava resistência dentro do diretório estadual da legenda.

Na convenção, a sigla também decidiria pelo apoio informal à candidatura à reeleição do governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]