• Carregando...
inquérito
Senador Magno Malta (PL-ES)| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para investigar o senador Magno Malta (PL-ES) por críticas à repercussão do caso de racismo contra o jogador Vinicius Junior. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo.

O pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, teve como base as falas do senador durante sessão da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, nessa terça-feira (23/5), quando ele criticou as cobranças realizadas por justiça e respeito no caso de racismo contra Vinicius Junior na partida entre Real Madrid e Valencia, na Espanha, no último domingo (21). Torcedores gritaram "mono" ("macaco", em espanhol) quando o brasileiro estava perto da lateral.

No Twitter, o jogador afirmou que "não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira". "O racismo é normal na La Liga. (…) Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas", completou.

Ao falar sobre o caso de racismo no Senado, o congressista questionou a ausência de defensores dos macacos, a quem o atacante brasileiro foi comparado pela torcida do time adversário, o Valencia. “Você só pode matar alguma coisa com o próprio veneno de alguma coisa, está bem? Então, é o seguinte: cadê os defensores da causa animal que não defendem o macaco? O macaco está exposto. Vejam quanta hipocrisia! E o macaco é inteligente, está bem pertinho do homem – a única diferença é o rabo. É ágil, valente, alegre; tudo o que você possa imaginar ele tem”, disse Malta.

De acordo com Malta, a mídia deu repercussão ao assunto para ganhar audiência. "Revitimizando-o, porque o assunto dá Ibope para eles ganharem mais patrocinadores. É uma 'descaração' isso", afirmou.

"Ficam revitimizando o Vinicius, ao invés de colocar o menino lá em cima. Ele já fez o desabafo dele. Ele é simplesmente um gênio, ele joga hoje no Real Madrid como ele jogava no júnior do Flamengo, sem tomar conhecimento de que tem alguém em campo e tal", completou.

Segundo o senador, além de racismo, tem também inveja nos ataques contra Vini Jr. "O que fizeram é uma barbaridade, é desonesto o que fizeram, é desonesto. Naquilo que fizeram com ele, a gente leva tudo para a cor da pele, mas tem muita coisa envolvida ali: tem inveja, queria ser ele e não é", argumentou.

Diante da repercussão das declarações do senador, foram protocolados dois requerimentos de instauração de processo disciplinar contra Malta no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado. O primeiro foi assinado por jornalistas, ex-atletas e celebridades e diz que a fala do senador é "incompatível com o decoro parlamentar" e pede que Malta perca o mandato de senador. Já o segundo pedido foi protocolado pelo PSOL, chama a fala de Magno Malta de "racista" e "desumana" e também pede a cassação do mandato parlamentar.

A assessoria de Malta informou a Gazeta do Povo que o senador Magno Malta (PL-ES) se manifestará publicamente sobre o assunto quando for devidamente notificado, seguindo a orientação de sua assessoria jurídica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]